21 de fevereiro de 2024

Vendas de alimentos e bebidas na Fartal vão contribuir com 19 entidades assistenciais de Foz

Renda será destinada para manutenção, melhorias estruturais e fortalecimento de projetos desenvolvidos pelas instituições; Feira acontece de 09 a 11 de junho no Gramadão da Vila A

Vendas de alimentos e bebidas na Fartal vão contribuir com 19 entidades assistenciais de Foz

A comercialização de alimentos e bebidas na 44ª Fartal vai contribuir com a renda e a manutenção de 19 entidades assistenciais e organizações da sociedade civil de Foz do Iguaçu. Elas foram credenciadas e habilitadas pela Fundação Cultural a participar do evento, que acontecerá nos dias 09, 10 e 11 de junho no Gramadão da Vila A.

O município vai disponibilizar gratuitamente os estandes e oferecer estrutura para a gestão de resíduos (orgânicos/ rejeitos e coleta seletiva). “A princípio seriam 17 espaços para as entidades, mas com a habilitação e o consentimento de todas, decidimos pela participação das 19. Sabemos da importância que a Fartal tem e o quanto ela pode contribuir com as entidades”, disse o diretor presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues.

Parcerias

Para viabilizar a participação, foi permitida a realização de parcerias entre as entidades e empresas, bares ou restaurantes locais. É o caso da ACDD (Associação Cristã de Deficientes Físicos), que irá comercializar pizzas através de parceria com um restaurante da cidade. “Nosso principal objetivo é arrecadar recursos para finalizar as obras no parquinho adaptado e também pequenos reparos dentro da instituição”, informou o relações públicas da ACDD, Athos Florêncio.

A APAE também fez parceria e irá comercializar chopp durante a Fartal. “O percentual revertido será direcionado para as manutenções da Apae, que sempre são necessárias. Nossa expectativa é a melhor possível, esperamos que as pessoas prestigiem a Fartal, os artistas e também contribuam com as instituições”, comentou a diretora Claudia Batista dos Santos.

A Associação Fraternidade Aliança (AFA), que atende mais de 350 crianças e adolescentes, fará parceria com a Ong Onças do Bem para a comercialização de bebidas em geral em um estande próximo ao palco. Os recursos serão destinados à compra de novos equipamentos para o Programa Foz Fazendo Arte. “Queremos fortalecer cada vez mais essas atividades com as crianças. Hoje temos quatro arte educadores do programa na nossa instituição e queremos comprar novos instrumentos musicais e equipamentos para o projeto”, informou a coordenadora Suzane Amorin.

O Bloco do Papai Urso, bastante conhecido do carnaval de rua de Foz do Iguaçu, também irá participar com a venda de chopps artesanais e empanadas. O valor arrecadado será revertido para fomentar ações culturais gratuitas no município. “A renda será para o fomento do carnaval de rua fora de época e a implantação de um projeto social com crianças. Estamos fomentando um projeto com aulas de música gratuitas, para formarmos uma bateria social. Para todas essas ações, precisamos de recursos”, explicou o presidente do bloco, Clovis Augusto Quadros. O Bloco do Papai Urso também fará apresentações da bateria ao longo da programação da Fartal.

Ao todo, 26 espaços serão disponibilizados na Fartal, sendo 19 para entidades/organizações e 7 serão distribuídos entre as Secretarias de Meio Ambiente, Direitos Humanos e Desenvolvimento Comercial, Industrial e Agropecuário.

Participantes

Além da ACDD, APAE, AFA, ONG Onças do Bem e Bloco do Papai Urso, também participarão do evento: APASFI, Albergue Noturno, Associação dos Guardas Municipais de Foz do Iguaçu, Centro de Nutrição Infantil, ONG Esportiva Meninos das Cataratas, Projeto Aprendendo a Viver, Sociedade Civil Nossa Senhora Aparecida, Centro de Cultura Popular de Foz do Iguaçu, SDS Cia Teatral, Nosso Canto (Centro de Adaptação Neurológica Total), Associação Cultural de Comunicação Comunitária da Região Leste de Foz do Iguaçu, Casa de Proteção Temporária Acolher, Mulher Comunidade e Associação de Pescadores e Psicultores do Lago de Itaipu.