29 de fevereiro de 2024

“Soluções para o desenvolvimento humano e sustentável do mundo passam pelas cidades”, afirmou Chico Brasileiro, no Mercocidades

“Soluções para o desenvolvimento humano e sustentável do mundo passam pelas cidades”, afirmou Chico Brasileiro, no Mercocidades

“As soluções para resolução das mudanças climáticas passam pelas cidades, tanto do ponto de vista das ações de sustentabilidade como da reestruturação urbana para o enfrentamento dos efeitos que já estão acontecendo”, afirmou o prefeito Chico Brasileiro, nesta sexta-feira (22), a representantes de seis países da América do Sul, que participavam do encerramento da 17ª Capacitação da rede de Mercocidades.

Além de abordar a importância do papel das cidades nas transformações locais e mundiais, Brasileiro reforçou os compromissos e metas do município para a promoção da sustentabilidade com inclusão social.

“É preciso preparar e planejar as cidades. Temos o desafio de até 2035 extinguir do transporte coletivo urbano o uso de combustíveis fósseis, além disso, há o planejamento para melhor uso e ocupação dos rios, com a realocação das famílias para moradias seguras e dignas. As melhorias também passam pelos sistemas de saneamento e drenagem”, enfatizou.

A temática abordada pelo prefeito foi ao encontro do eixo “Direito à Cidade”, principal diretriz dessa capacitação do Mercocidades, que trouxe discussões cruciais como migração, gênero, emprego, inovação, desenvolvimento urbano, juventude e educação.

O evento organizado em uma parceria entre a Prefeitura de Foz do Iguaçu e o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) teve início na última terça-feira (19) e contou com representações de governos locais, instituições acadêmicas e organizações da sociedade civil da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Uruguai.

O representante da Direção Executiva de Mercocidades, Jorge Rodriguez, enalteceu a qualidade do evento e reforçou o importante papel da integração do Mercocidades para as transformações na América-Latina. “Nosso agradecimentos a prefeito e à equipe da Diretoria de Relações Internacionais, Secretaria de Turismo, PTI pelo maravilhoso evento, desde o acolhimento e com um abertura impactante com a iluminação na barragem de Itaipu à qualidade da capacitação”, expressou Rodriguez.

O diretor de Assuntos Internacionais, Jihad Abu Ali, falou da importância do protagonismo de Foz do Iguaçu na articulação e integração com os países vizinhos. “Colocamos a cidade em destaque em relação a boas práticas e no debate sobre desenvolvimento da integração regional e fortalecimento dos laços entre as cidades da América do Sul através do conhecimento de líderes e especialistas”, enfatizou.

“Estamos esperançosos e entusiastas com a mudança de pensamento no Brasil, que insere o ser humano no centro do debate e leva uma mensagem de paz e sustentabilidade para o mundo, e estamos alinhados a essa concepção e por isso, a integração é fundamental”, finalizou Brasileiro.