9 de setembro de 2024

Presidente Bolsonaro terá agenda em Foz na próxima quarta-feira (31)

Presidente Bolsonaro terá agenda em Foz na próxima quarta-feira (31)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) fará, na próxima semana, a primeira visita ao Paraná já como candidato a reeleição no pleito de 2 de outubro. A informação foi confirmada pelo deputado federal Ricardo Barros (PP), líder do governo na Câmara. A agenda do presidenciável no estado prevê encontros com o governador Ratinho Junior (PSD), lideranças políticas e sociais e visita obras e ações federais em Toledo, Foz do Iguaçu e Curitiba.


“Cooperativas, nova ponte sobre o rio Paraná e encontro com prefeitos na sugestão de agenda”, informou Ricardo Barros, em perfil nas redes sociais. “Governador Ratinho, bancada federal e apoiadores recepcionando”, completou o parlamentar, em post ao lado do presidente da República. Apesar da data confirmada, não tem horário e nem a programação e horários dos encontros.

Em Foz do Iguaçu, Bolsonaro deverá visitar as obras da Ponte Internacional da Integração Brasil-Paraguai, cujo vão central foi fechado na última semana. A estrutura, a segunda unindo os dois países no município, está sendo construída com recursos da margem direita da Itaipu Binacional e deve ficar concluída até o final deste ano.

A ponte, em modelo estaiada, é um antigo pleito de moradores de Foz do Iguaçu e da região, principalmente para o tráfego de cargas na região da Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. A estrutura, cujas obras tiveram início em agosto de 2019, tem comprimento total de 760 metros e um vão livre de 470 metros de extensão.

Ligação rodoviária
A Perimetral Leste, via de aproximadamente 15 quilômetros, vai ligar as aduanas da nova ponte com Paraguai, da Argentina à BR-277, na saída de Foz do Iguaçu. As obras integram o plano de de infraestrutura do governo federal no município, bancadas com recursos da margem brasileira da Itaipu.


O plano de obras estruturantes bancadas pela usina em Foz do Iguaçu inclui ainda a reforma do terminal aeroportuário, duplicação da via de acesso e extensão da pista do Aeroporto Internacional, todas já concluídas e inauguradas por Bolsonaro no ano passado. Com o aumento, o espaço para pousos e decolagens recebeu mais 664 metros, chegando a perto de três mil metros.


As obras eram um antigo sonho da população e principalmente do trade turístico, uma vez que o município poderá receber voos internacionais de longa distância, em especial de países da Europa e dos Estados Unidos. Outra ação do governo federal será a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, cuja licitação já foi realizada e agora depende de entendimento com proprietários de áreas que serão atingidas pelas obras.

G Dia