15 de abril de 2024

Começam preparativos da Black Friday 2022 em Ciudad del Este

Começam preparativos da Black Friday 2022 em Ciudad del Este

Os empresários do setor de comércio e serviços iniciaram, nesta quinta-feira (25), os preparativos para a 4ª edição da Black Friday de Ciudad del Este, município do Paraguai ligado à Foz do Iguaçu (Brasil) pela Ponte Internacional da Amizade. A intenção é chegar em novembro com a maior mobilização da história da tradicional feira de ofertas e descontos nos preços de produtos e mercadorias. A expectativa, para este ano, é atrair de 35 mil a 45 mil visitantes por dia.


“Será o melhor evento comercial de todos os tempos”, disse o empresário Kenny Yuen, coordenador geral, ao participar da reunião na Câmara de Comércio e Serviços de Ciudad del Este. Assim como no ano passado, a feira em 2022 será antecipada e vai acontecer do dia 12 a 15 de novembro. A promoção quer acelerar a recuperação do setor no município depois da crise econômica provocada pela pandemia da covid-19.


A expectativa é mobilizar milhares de estabelecimentos de diversos setores da economia de Ciudad del Este. A Rádio La Claro, Kenny Yuen explicou que a intenção é conseguir a reativação definitiva da economia local, com a melhor Black Friday de todos os tempos. “Nosso setor estima que entre 35 mil a 45 mil pessoas atravessem a ponte todos os dias”, disse.


O coordenador detalhou que a feira de “mega-descontos” vai oferecer os melhores preços nas melhores empresas do centro de Ciudad del Este. “Não só o negócio em si estará envolvido, mas também os hotéis, bares e restaurantes porque a intenção é que seja um elo tanto para as empresas como para os pontos de apoio”, ressaltou.

Projeção
Mais de um milhão de itens serão oferecidos nos dias que durar a Black Friday. As lojas terão descontos de até 70% em uma ampla variedade de produtos e itens, como eletrônicos, moda, informática, mercearia, bebidas, entre outros, aos quais se soma o “troco congelado”, permitindo que os compradores tenham maior poder de compra.

No ano passado, o evento comercial superou as expectativas dos organizadores. “Embora tenhamos iniciado os preparativos cautelosos, considerando o estágio da pandemia em que nos encontrávamos, ainda assim foi um grande sucesso. As empresas, em geral, ficaram muito satisfeitas. Recebemos mais de 100 mil visitantes durante os quatro dias”, lembrou Kenny Yuen.


A antecipação da Black Friday já em 2021 (o evento é tradicionalmente no último final de novembro), foi uma alternativa encontrada pela Câmara de Comércio e Serviços para iniciar a recuperação da economia local, afetada pela pandemia e a alta do dólar no Brasil. Mais de mil lojas participaram da edição, conforme registrou o GDia.


Em muitas lojas, a movimentação de compradores chegou a 50% do registrado em 2019, ano anterior a pandemia. Em 2020 a feira foi suspensa pelo medo da aglomeração de pessoas e do agravamento das infecções e óbitos provocados pela covid-19 em Ciudad del Este e no Paraguai.

GDia