29 de fevereiro de 2024

Foz do Iguaçu realiza pesquisa pioneira para detecção ágil de casos de dengue

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) João Samek, em Foz do Iguaçu, sediará uma pesquisa pioneira no Brasil para a detecção ágil de casos positivos de dengue por meio de um equipamento que detecta por meio do sopro os sintomas da doença e apresenta os resultados em até três minutos.

Foz do Iguaçu está prestes a sediar um projeto pioneiro no Brasil para a detecção de casos positivos de dengue. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) João Samek, no Jardim das Palmeiras, receberá um equipamento que detecta por meio do sopro os sintomas da doença e apresenta os resultados em até três minutos.

O teste é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) – Campus de Foz do Iguaçu e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Durante a fase preliminar, a pesquisa deve durar dois meses e será realizada com pacientes voluntários, sintomáticos para a dengue há menos de cinco dias, para identificar os compostos na respiração e verificar a correlação com o estado de positividade da doença. Todos os dados serão utilizados como base para a elaboração do estudo que busca comprovar a eficácia do equipamento e, futuramente, torná-lo seguro para ser utilizado no sistema de saúde.

O diretor das Unidades Básicas de Saúde, Ademir Ferreira, enfatiza que, por se tratar de um teste, a pesquisa não substituirá os protocolos vigentes no município para o tratamento da dengue, como a prova do laço e os demais exames necessários. As equipes continuarão seguindo o protocolo e nenhum usuário ficará sem atendimento. No entanto, os pacientes com sintomas leves devem procurar as Unidades Básicas de Saúde para a realização do exame. As UBS da Vila Yolanda, Profilurb II, Morumbi III, São João e Cidade Nova tiveram o horário de atendimento ampliado para atender os pacientes durante a semana até as 22h e aos sábados até as 22h. Todas as 29 unidades estão abertas para realizar o primeiro acolhimento.

Não deixe de acompanhar as últimas notícias e novidades sobre economia e negócios no Portal Rádio Clube 100.9FM. Acesse nosso site www.portalradioclube.com.br e siga-nos nas redes sociais Instagram, Facebook e Youtube: @portalradioclube.

Foto: Thiago Dutra/PMFI
Fonte: PMFI