16 de julho de 2024

Secretaria de Direitos Humanos promove conversa sobre visibilidade e direitos das mulheres

Iniciativa faz parte de ações voltadas à promoção da igualdade de gênero em Foz por meio do Protocolo Não é Não

A visibilidade feminina e as formas de promoção da igualdade de gênero foram temas do encontro promovido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade, na manhã desta quinta-feira (4). O evento aconteceu no Bosque Guarani e contou com a presença de Carolina Moura, advogada e ativista dos direitos das mulheres em São Paulo.

A pauta trouxe destaque para o combate ao assédio e violência contra a mulher, eixo norteador do Protocolo Não é Não, iniciativa idealizada em parceria com o PTI/Itaipu, que faz parte de uma série de ações voltadas à promoção de ambientes de lazer seguros para as mulheres no município de Foz do Iguaçu.

O Protocolo Não é Não, lançado no último dia 28, é uma medida que busca garantir a segurança de frequentadoras de bares, casas noturnas e restaurantes, por meio da oferta de cursos de capacitação para colaboradores e proprietários de estabelecimentos do ramo; disponibilização do Selo Estabelecimento Seguro para Mulheres e outros materiais informativos e orientativos dispostos em locais estratégicos, sobre como buscar ajuda em situações de importunação sexual.

A advogada Carolina Moura ressaltou a importância do Protocolo, enfatizando que muitas mulheres enfrentam dificuldades em identificar situações de violência. “O objetivo da palestra é justamente conscientizar o público feminino sobre essas questões, e orientar sobre as medidas que podem ser tomadas para enfrentar esse tipo de situação”, explica.

Segundo a secretária de Direitos Humanos, Rosa Jeronymo, “tomamos como prioridade a formação de um grupo de trabalho para implementar o Protocolo Não é Não em Foz do Iguaçu, e a Secretaria de Direitos Humanos, desde a sua criação, tem se dedicado em pautas relacionadas às questões de gênero. Por isso, tomamos a dianteira e nos tornamos a primeira cidade do Paraná a avançar com essas políticas públicas”.

Nesta sexta-feira (5), Carolina Moura se reúne com funcionárias e funcionários do Parque Tecnológico de Itaipu e do turismo de Itaipu para mais uma abordagem sobre o tema. As palestras acontecerão às 9h e 16h30 respectivamente.

Foto: Andressa Alves