21 de fevereiro de 2024

Cia de Turismo da PM de Foz do Iguaçu, garante segurança aos turistas

O impacto da segurança afeta diretamente o setor turístico, hoje o turista não conta apenas com os atrativos, mas principalmente com a segurança do local, em Foz do Iguaçu, existe a Companhia de Atendimento ao Turista, criada em agosto de 2016.

Há 6 anos a Cia de Turismo da PM de Foz do Iguaçu, garante segurança aos turistas

Devido ao seu potencial turístico, Foz do Iguaçu é a primeira cidade do estado a ter uma Cia da PM com atendimento exclusivo a turistas, segundo o Capitão QOPM Murilo Mendonça Mendes, cerca de 30 policias fazem o patrulhamento, “como recebemos muitos estrangeiros, é necessário ser fluente em algum idioma, ter perfil direcionado a orientação aos turistas, visto que a maioria do serviço é preventiva e as demandas prioritariamente não são de natureza criminal”, disse o Capitão. Os integrantes estão preparados para receber e dar informações aos turistas, seja em inglês, espanhol, francês, alemão e italiano.

As equipes percorrem os pontos e atrativos turísticos, aeroporto, terminal rodoviário, proximidades da Ponte Internacional da Amizade e Fraternidade, corredor turístico, e hotéis da cidade. Ainda, fica responsável pelo policiamento em grandes eventos sediados em Foz do Iguaçu, a exemplo, os 529 eventos com alvará concedido pela prefeitura no ano de 2022.

Ao todo, no ano de 2022 foram orientadas 5496 pessoas e 5441 abordadas. Além disso, foi efetuada a prisão/apreensão de 114 pessoas.

Ocorrências – No ano de 2022, foram atendidas 572 ocorrências em locais de hospedagem (pousada, hotéis, etc.). Das quais, 51 de furto, 48 roubos, 33 ameaças, 197 ocorrências em locais de hospedagem foram de ocorrências não delituosas, a exemplo de extravio de documentos. Ainda em relação às ocorrências atendidas em Foz do Iguaçu, 409 dos envolvidos são paraguaios, 87 argentinos, 50 venezuelanos, 12 asiáticos e 11 europeus.

Para o presidente do Sindhotéis e diretor de Gestão, Sustentabilidade e Inteligência Turística da Secretaria de Turismo do estado, Marcelo Martini, a Cia de Turismo de Foz foi um projeto que deu certo, “é um sucesso para o destino, hoteleiros, e donos de bares e restaurantes, com uma cia exclusiva para atender suas demandas, o mais importante é que no final da noite, no fechamento dos estabelecimentos e na madrugada dos hotéis, a cia está ativa, fazendo ronda e passando nos atrativos, hotéis e restaurantes,   essa é a sensação de segurança que eles nos passam, e a qual o turista deve sentir”.

A 3ª Cia do 14º BPM, denominada Companhia de Atendimento ao Turista, está instalada na Av. das Cataratas, 2330, Vila Yolanda, Foz do Iguaçu/Paraná. Telefone: (45) 2105-8135.

Da assessoria/Fotos: Divulgação).