21 de fevereiro de 2024

Temporal com ventos de 90km/h causa quedas de árvores e danos à rede elétrica em Foz do Iguaçu

Prefeitura atua desde a tarde de ontem (12) para minimizar os transtornos ocasionados; de acordo com a Copel, 32 mil unidades consumidoras estão sem energia na região

Temporal com ventos de 90km/h causa quedas de árvores e danos à rede elétrica em Foz do Iguaçu

O temporal que atingiu Foz do Iguaçu na tarde desta quarta-feira (12) causou estragos em diversas regiões, com quedas de árvores e galhos, danos à rede elétrica e problemas na distribuição de água. De acordo com o Simepar, foram registrados ventos de 90 km/h no município.

A Prefeitura de Foz do Iguaçu, através da Defesa Civil, secretarias de Segurança, Obras e Meio Ambiente e Instituto de Transportes e Trânsito – Foztrans, atua desde ontem à tarde, juntamente com o Corpo de Bombeiros e a Copel.

“Desde os primeiros momentos do temporal ontem, nossas equipes já estavam nas ruas. O intuito era a desobstrução das vias e também atender as situações de risco. Hoje as equipes já estão nas ruas para recolher os galhos e também retirar algumas árvores caídas que não estavam causando risco ou obstruindo as vias”, informou o diretor de arborização da Secretaria de Meio Ambiente Marcos Silva.

De acordo com a Defesa Civil, foram registradas dez quedas de árvores em vias públicas, nas regiões da Vila A, Vila C, Portal da Foz, Morumbi e Porto Meira. “A situação de maior transtorno foi na Avenida Tancredo Neves, com a queda de uma árvore e um poste, causando danos à rede elétrica. Não houve registros de estragos em veículos e nenhuma pessoa ficou ferida”, informou Vandro Cézar, do setor operativo da Defesa Civil. Apenas uma solicitação de lona (para cobertura de telhado em residÊncia) foi feita à Defesa Civil.

Energia

Em nota divulgada na manhã desta quinta-feira (13), a Copel informou que mais de 32 mil unidades consumidoras estavam sem energia no Oeste e Sudoeste do Estado. A empresa afirmou que, devido à gravidade da situação, trechos da rede de energia chegaram a ser destruídos. As equipes da Copel trabalham desde a noite e a madrugada para restabelecer o fornecimento de energia em todas as regiões atingidas.

Com a queda de energia, a distribuição de água também foi afetada – especialmente na região Norte, mas de acordo com a Sanepar, a produção e distribuição está sendo retomada gradualmente e a previsão é de que a normalização do abastecimento ocorra até fim da manhã de hoje (13).

Semáforos

Os danos à rede elétrica também causaram o desligamento de semáforos em diversos pontos da cidade. As equipes da manutenção do Foztrans trabalham para resolver a situação o mais breve possível. A orientação é que os motoristas redobrem a atenção, porque muitos semáforos seguem em alerta.

“Dentro do possível a situação está sendo restabelecida, em pontos prioritários, porém em alguns dependemos da Copel religar a energia. As equipes seguem trabalhando”, informou o diretor superintendente interino do Foztrans, Dyorgenes da Silva.

Segurança

A Copel orienta a população a manter distância de locais que tenham postes quebrados e fios caídos. A falta de luz pode ser informada por meio do aplicativo para celulares ou pelo site www.copel.com, e também pelo número de Whatsapp 41 3013-8973.

Sem internet, é possível enviar um SMS para o número 28593, com as letras “SL”, de “sem luz”, e o número da unidade consumidora, destacada em amarelo no cabeçalho da conta da Copel. Ainda, situações de risco e de falta de energia podem ser comunicadas por meio do 0800 51 00 116.