Saúde aplicou mais de 1.700 doses de vacinas no último sábado (22)
A Secretaria Municipal da Saúde aplicou 1.728 doses de vacinas no último sábado (22), quando todas as 29 Unidades Básicas permaneceram abertas das 9h às 15h. Foram 815 doses de rotina do Calendário Nacional de Vacinação; 218 contra a Poliomielite (Paralisia Infantil); 401 contra a Influenza e 294 pessoas atualizaram a vacinação contra a Covid-19. A mobilização integrou a estratégia “Vacinação nas Fronteiras” do Ministério da Saúde, que visa atualizar a situação vacinal da população, brasileiros ou estrangeiros.
O maior movimento ocorreu na UBS do Cidade Nova, com 565 doses aplicadas. A unidade recebeu neste dia uma ação em parceria com os clubes de Rotary, que disponibilizaram brinquedos infláveis e distribuíram algodão doce e pipoca para as crianças. Vacinadores vestiram fantasias do Chapeuzinho Vermelho, Chiquita e Branca de Neve, entre outros personagens das histórias infantis. O Zé Gotinha também estava presente na UBS.
A secretária da saúde, Jaqueline Tontini, reforça a importância da atualização vacinal. “Os imunizantes continuam disponíveis e a população pode buscar a unidade de saúde mais próxima de casa. Nos próximos meses também teremos ações nos Distritos Sul e Nordeste dentro da parceria com o Rotary”, adiantou.
A maior preocupação, segundo ela, é com a vacinação das crianças menores de 4 anos. “A paralisia infantil tem preocupado bastante, porque a doença existe e tem um grande risco de retornar devido à baixa cobertura vacinal. Por isso reforçamos o apelo aos pais para que levem seus filhos até as unidades de saúde”. Menores de um ano precisam tomar 3 doses, depois com 15 meses e 4 anos um reforço.
Para aproveitar a presença do público que foi se vacinar, também foram realizados 1.841 atendimentos em usuários que não têm tempo de ir durante a semana. Além de coleta e agendamento de exames preventivos, também foi atendido quem procurou os equipamentos para fazer outros atendimentos de rotina.
A diretora de Atenção Básica, Marcia Batista da Silva, falou sobre a importância das campanhas para sensibilização da população. “As nossas equipes de saúde não estão medindo esforços para trazer o cidadão até uma UBS e atualizar o seu esquema vacinal”, disse. “Temos melhorado bastante, mas os índices ainda são baixos. É preciso reforçar esse compromisso das famílias com a saúde de todos e com nossas crianças”.
Semana
Entre os dias 13 a 22 de outubro, foram aplicadas 7.310 doses de vacinas nas unidades de saúde do município, com o maior público representado por crianças de até 4 anos e adolescentes até 14 anos.
O número de estrangeiros (não residentes em Foz do Iguaçu) vacinados neste período (13 a 22/10) foi de apenas 108, sendo 62% de crianças de 0 a 4 anos. Apesar de pequena, a quantidade de doses aumentou em 40% na comparação com a semana anterior.