22 de junho de 2024

Rolling Stone coloca música do Sepultura entre as 100 melhores da história do metal

“Refuse/Resist’ está ao lado de clássicos de Black Sabbath, Metallica e Judas Priest

Rolling Stone coloca música do Sepultura entre as 100 melhores da história do metal

O site da edição americana da Rolling Stone fez uma lista com as 100 maiores canções da história do heavy metal. O ranking é bem escolhido, ainda mais se levarmos que a revista nunca deu muita bola para o gênero, especialmente em suas primeiras décadas. Em um top 100 amplo o bastante para abrigar tanto o extremismo do Mayhem quanto o som mais pop do Ratt, a revista não se esqueceu do Sepultura. A banda brasileIra está no 58° lugar com Refuse / Resist, o grande destaque de “Chaos AD”, o álbum que o quarteto lançou em 1993.

O texto lembra que, em meados dos anos 80, O thrash já era um estilo meio subversivo por si só, mas que no Brasil, que saía de uma ditadura mIlitar, os mineIros eram, de fato, subversivos. “O Sepultura, no entanto, não apenas prosperou em seu ambiente, mas conseguiu sugerir um sentimento de orgulho nacional ao reforçar as guitarras thrash com um groove percussivo derivado da música tradicional brasileira.”

O prImeIro lugar do ranking ficou, sem muita surpresa, com a faixa que leva o nome tanto da banda que a escreveu quanto de seu primeiro álbum. Falamos, logicamente, de “Black Sabbath”, do Black Sabbath, lançada em 1969.

10 – “Run To The Hills’ (1982) – Iron Maiden (“aquele grito no fim fez dela um hino do metal”)
9 – “Holy Diver’ (1983) – Dio (“criou um padrão para uma carreira de três décadas cheias de demônio, dragões e arcos-iris)
8 – “Raining Blood’ (1986) – Slayer (“reúne tudo o que o heavy MetaL representa; humor, poder, grandiosidade, transcendência”)
7 – “Iron Man’ (1970) – Black Sabbath (“Sinistro, colossal e, no entanto, tão simples que até um guitarrista novato pode tocar, seu riff é a própria definição do peso dos anos setenta.”)
6 – “Crazy Train’ (1980)- Ozzy Osbourne (“foi como um farol que apontou para onde o metal iria rumar nos anos 80”)
5 – “War Pigs’ (1970) – Black Sabbath (“não apenas a fonte de tantos riffs pesados ​​desta lista, mas também um exemplo de manifestoantiguerra da era do Vietnã”)
4 – “Breaking the Law’ (1980) – Judas Priest (“prova de que a economia pode ser tão efdiciente para o metal quanto a grandiosidade”)
3 – “Ace Of Spades’ (1980) – Motörhead (“poucas músicas resumiram tão bem a mudança dos paradigmas do metal quanto ela”)
2 – – “Master Of Puppets’ (1986) -Metallica (“trouxe nuance e complexidade ao ataque do speed metal e abriu todo o gênero para novas possibilidades”)
1 – “Black Sabbath” (1969) – Black Sabbath (“traz o sentimento que todas as bandas de metal têm perseguido desde então e (acima de todas) ainda reina suprema”)

Fonte: Redação Vagalume