18 de maio de 2024

RF e PRF retêm dois ônibus de turismo em Santa Terezinha de Itaipu

Receita Federal e Polícia Rodoviária Federal retêm dois ônibus de turismo em Santa Terezinha de Itaipu

Durante operações de rotina, realizadas no âmbito da Operação Fronteira Blindada, a Receita Federal, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, reteve dois ônibus de turismo no posto de fiscalização da PRF em Santa Terezinha de Itaipu. As ações de repressão ao contrabando e descaminho ocorreram nos dias 21/12 e 22/12 deste ano.

Durante as abordagens, os servidores notaram a grande quantidade de mercadorias estrangeiras, sem comprovação fiscal de importação regular, caracterizando uma aparente destinação comercial. Os ônibus e as mercadorias dos dois ônibus, que somam cerca de R$518 mil, foram retidos e encaminhados à sede da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu.

Não ocorreram prisões durante as operações. Os envolvidos serão representados junto ao Ministério Público Federal para apuração dos ilícitos.

A Receita Federal disponibiliza telefones de contato para denúncias, de forma anônima, por meio dos números (45) 9 9152-2036 e (45) 9 9134-0100.

Essa iniciativa está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalizações atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros.