22 de maio de 2024

Guarda Municipal de Foz do Iguaçu completa 30 anos de trabalho e compromisso

Guarda Municipal de Foz do Iguaçu completa 30 anos de trabalho e compromisso

A Guarda Municipal de Foz do Iguaçu completa 30 anos de atuação neste domingo, dia 5 de maio, como referência na segurança pública e no atendimento à população. Ao longo dos 30 anos de história, a corporação atendeu cerca de 350 mil ocorrências, prestando um serviço essencial para toda a comunidade iguaçuense.

O prefeito Chico Brasileiro destacou a importância das ações da organização para toda a população. “Quero ressaltar o papel da Guarda Municipal na segurança pública de Foz do Iguaçu, onde tem alcançado excelentes resultados tanto na prevenção quanto no apoio a outros órgãos de segurança em ações articuladas, buscando fazer de Foz uma cidade mais tranquila e segura”, disse.

“São 30 anos de uma história recheada de muitas conquistas, muitas vitórias, mas também muito trabalho. A Guarda Municipal é uma instituição reconhecida pela comunidade de Foz do Iguaçu porque sempre está presente em diversas áreas de atuação”, destacou o Secretário Municipal de Segurança Pública, Tenente Coronel Marcos Antônio Jahnke.

Os servidores da corporação atuam nos grupos de trânsito, Grupo Tático, Patrulha Maria da Penha, Defesa Civil, Corregedoria, Gabinete de Gestão Integrada, Ouvidoria, equipes regionais e quadro administrativo.

Reforço do efetivo

Um concurso público lançado pela Prefeitura de Foz em março deste ano vai reforçar o efetivo da Guarda Municipal. O objetivo é contratar 50 novos Guardas Municipais de 3ª Classe e formar cadastro reserva. “A perspectiva é chamar mais profissionais, nos próximos anos, para fazer com que a Guarda Municipal esteja cada vez mais presente nas comunidades, comércios e próximos das residências levando segurança de fato para os nossos cidadãos”, informou o prefeito Chico Brasileiro.
As próximas etapas do concurso incluem teste de aptidão física (TAF), avaliação psicológica para obtenção de porte de armas e investigação social. O resultado final deve ser publicado em 28 de junho.

Modernização

A instituição, fundada em 1994, também está passando por um processo de modernização. Este ano, foi realizada a implantação do Sistema Nacional de Operações – Central de Atendimento e Despacho (Sinesp CAD), um programa do Ministério da Justiça para integração dos serviços das forças de segurança e redução do tempo-resposta a atendimentos públicos emergenciais.

Outra novidade é o processo licitatório em andamento para a aquisição de novas viaturas. Os veículos serão modelo SUV, zero quilômetro e elétrico. Os automóveis devem contar também com plotagem padrão, sinalizador visual, sistema para rádio móvel com GPS integrado, facilitando a coordenação de patrulhas e resposta a ocorrências.

As novas tecnologias têm sido aliadas para o contínuo avanço da organização. “Estamos em um momento de realizações, de novas conquistas e que também ressaltam a importância do trabalho da Guarda Municipal, que é reconhecida como uma das melhores de todo o Brasil”, acrescentou Jahnke.