22 de fevereiro de 2024

Como manter o coração saudável

No programa Medicina e Saúde de sábado, dia 16.09, o convidado foi o médico cardiologista, Dr. Eduardo Martins do Instituto de Cardiologia Comportamental de Foz do Iguaçu que fez importantes alertas sobre como manter uma vida saudável com o coração ativo. Segundo ele, a ansiedade e o estresse causam danos profundos. Estudos comprovam que crises de ansiedade aceleram os batimentos cardíacos. Assim como aumentam de duas a cinco vezes a chance de um infarto ou Acidente Vascular Cerebral.

Além do mais, o estresse libera altos níveis de cortisol – um hormônio que influencia diretamente nos índices de colesterol e de hipertensão. Por isso, diminua seus níveis de ansiedade e estresse. Procure alternativas que lhe façam se sentir bem. Como, por exemplo, dormir bem, descansar, fazer exercícios físicos, terapia, separar um tempo para o lazer e exercícios de relaxamento. Combater os vícios também é uma prática de cuidado essencial com o seu coração. Pois então, trabalhe para abandonar os vícios.

Sejam os vícios em cigarro, álcool, açúcar, comida ou trabalho, por exemplo. Cada vício tem uma conexão direta ou indireta com a saúde do coração e, para que este esteja sempre saudável, é preferível escolher pelo abandono dos vícios.

Acompanhe a entrevista: