9 de setembro de 2024

Com vazão de 10 milhões de litros por segundo, Cataratas impressiona

Foto: Edison Emerson

As Cataratas do Iguaçu encantam moradores e turistas em qualquer estação e clima, mas nesta semana o cenário das quedas está espetacular. As chuvas dos últimos dias aumentaram consideravelmente a vazão do Rio Iguaçu e o volume de água nas cachoeiras mais que triplicou. 


Na manhã de sexta-feira (3) a vazão média das cascatas atingiram 10 milhões de litros por segundo, quase sete vezes acima da média que é de 1,5 milhão de litros. Foi tanta água que a direção do Parque Nacional do Iguaçu precisou interditar a passarela que dá acesso à Garganta do Diabo. 


Quem visitar a Maravilha Natural do Mundo nos próximos dias poderá aproveitar a vista deslumbrante da cheia nos principais mirantes do parque. A boa notícia é que entre o outono e inverno o volume de água nas quedas tende a permanecer alto. A previsão para os próximos 30 dias é que a média das cachoeiras se mantenha entre dois a cinco milhões de litros de água, garantindo uma experiência incrível e única. 


Com a chegada do mês de junho, a tendência é de as temperaturas comecem a declinar cada vez mais. O clima frio torna ainda mais prazerosa a caminhada pelas trilhas que levam às Cataratas, aquecendo o corpo, renovando a mente e trazendo tranquilidade de espírito. 
Nesta fase do ano, as quedas d’água ganham tons mais escuros, anunciando que choveu em algum lugar dos 1.320 quilômetros de extensão do Rio Iguaçu, genuinamente paranaense, que nasce na região metropolitana de Curitiba e deságua na região do Marco das Três Fronteiras, dando o nome à cidade: Foz do Iguaçu.


Dependendo da sorte e sensibilidade do visitante, neste período, os animais parecem também buscar “um lugar ao sol”. Nesta semana, macacos, tucanos, andorinhões, lagartos, quatis e o animal símbolo do parque, a onça, deram as caras nas áreas de visitação turística da unidade de conservação.


Como o mês está só começando, muitos animais vão aparecer e muita água promete rolar pelas quedas das Cataratas do Iguaçu. As pessoas que quiserem visitar o parque nos próximos dias, especialmente nos feriados de 10, 16 e 24 de junho, devem realizar a compra do ingresso on-line, com escolha de dia e horário, no site: www.cataratasdoiguacu.com.br.

Friozinho e céu claro
Depois de dias de chuva, finalmente haverá trégua neste final de semana. De acordo com a previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), neste sábado e domingo (4 e 5) o tempo permanecerá firme em Foz, sem ocorrência de chuva. Para os que estão planejando aquele passeio com a família, a boa notícia é de que as temperaturas também estarão amenas, com mínimas de 12°C e 16°C e máxima de 24°C nos dois dias. 


Se estiver procurando os dias mais calmos para se aventurar pelo Parque Nacional, os recomendados são durante a semana, já os finais de semana são mais movimentados na Maravilha Mundial da Natureza, mas nada que impeça os visitantes de aproveitar o passeio e se deslumbrar com a vista. 


Em breve, horário especial 
O Parque Nacional do Iguaçu segue aberto normalmente neste mês de junho, de terça-feira a domingo. A partir do dia 9 de julho, o parque voltará a abrir todos os dias, inclusive às segundas-feiras, por tempo indeterminado. Durante duas semanas do mês de julho, de 9 a 24, o parque abrirá uma hora mais cedo e atenderá os visitantes das 8h às 16h. Do dia 25 a 31, o atendimento terá o horário normalizado, das 9h às 16h. 
Neste período, a unidade de conservação contará com reforço no atendimento em todas as áreas de visitação turística. A abertura diária visa a melhorar a experiência dos visitantes, inclusive colaborando com o movimento das férias escolares, neste ciclo de retomada.

G Dia