Os seis Centros Escola Bairro de Foz do Iguaçu vão ofertar aulas de punhobol aos alunos a partir da próxima semana, por meio de uma parceria da Secretaria Municipal de Educação, Federação Paranaense de Punhobol e Itaipu Binacional.
A primeira capacitação será na segunda-feira, a partir das 8h30, no Centro Escola Bairro Érico Veríssimo, no Jardim São Paulo. Pelo projeto, todas as unidades vão receber bolas, sacos de rede, camisetas, fita elástica e um livro com conteúdo exclusivo sobre a modalidade.
A capacitação e as oficinas serão ministradas por dois professores de educação física, técnicos e atletas de punhobol.
O que é punhobol?
De acordo com a Federação Paranaense de Punhobol, é um esporte alternativo de fácil assimilação e perfeitamente aplicado ao ambiente escolar, desenvolvendo os princípios de coletividade e colaboração.
O esporte foi criado na Alemanha e é conhecido como o pai do vôlei. No Brasil, é mais praticado nos três estados do Sul – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, em face da imigração alemã ocorrida por volta de 1824.
Cerca de 1000 atletas praticam regularmente a modalidade vinculados a clubes fundados por germânicos.
Oficialmente, o punhobol é jogado em um campo de grama medindo 50m x 20 m, com uma fita dividindo os campos. São 5 jogadores de cada lado, em posições fixas: defesa, levantada e ataque. sem rodízio, com sets de 11 pontos. Na dinâmica do jogo a bola pode pingar no chão duas vezes alternadas antes do toque de jogadores diferentes. Cada jogador só pode bater na bola uma vez durante a jogada. Detalhe: ao bater na bola tem que ser com um dos braços e com a mão sempre fechada.
Mais informações sobre o esporte podem ser acessadas pelo Facebook (https://www.facebook.com/punhobolparana) e Instagram (@punhobolparana) e site IFA Fistball – CBDT.