30 de maio de 2024

Campanha de segurança ao turista amplia ações em Foz do Iguaçu e região trinacional

Aliança entre instituições públicas e privadas, a campanha em torno do Guia de Segurança para Visitantes em Foz do Iguaçu e Região dá novo salto, agregando estratégias e materiais. A mobilização objetiva orientar e repassar dicas assertivas para que a estada nas Três Fronteiras seja inesquecível, contribuindo para que o turista deseje voltar ao destino.

A iniciativa do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codefoz), por meio da Câmara Técnica (CT) de Segurança Pública, ampliou as parcerias e ações nesta nova fase, lançada quinta-feira, 25. Pelo alcance, um dos principais conteúdos segue sendo o guia on-line, acessível em: destino.foz.br/dicas-de-seguranca-em-foz-do-iguacu/#dicas.

O fortalecimento da campanha de segurança turística na região trinacional conta com mais 15 mil guias impressos – totalizando 45 mil –, nos idiomas português, espanhol e inglês. O material está sendo distribuído em atrativos, hotéis, estabelecimentos de gastronomia, comércio, aeroporto, rodoviária e aduanas das pontes internacionais, e por meio de prestadores de serviços turísticos.

Coordenador da CT de Segurança, Fabiano Bordignon, e o presidente do Codefoz, Fernando Castro Alves – foto: Divulgação

O Guia de Segurança para Visitantes reúne dez orientações de mais relevância a ser observadas nas compras e passeios, oferece telefones úteis, como o Teletur 0800 045 1516, assim como FAQ migratório. E um QR code conduz o visitante ao conteúdo on-line, que acrescenta a legislação pertinente à atividade turística na fronteira e links importantes.

A campanha lançou quatro outdoors em espaços estratégicos de Foz do Iguaçu, no corredor turístico, como os instalados na entrada da cidade e perto da rodoviária, e na região da Ponte Internacional da Amizade. As mensagens enfatizam que guias profissionais não abordam turistas em via pública e serviços clandestinos devem ser recusados.

Outdoors instalados no corredor turístico de Foz do Iguaçu, em pontos estratégicos – foto: Divulgação

São cinco mil adesivos que serão fixados, por exemplo, em 500 táxis que circulam no município, em ação do Sindicato dos Taxistas de Foz Iguaçu (Sinditáxi), e em outros meios de transporte. Pelo menos 20 banners grandes estão sendo dispostos em espaços turísticos, com orientações de segurança em três idiomas e código QR que leva ao guia on-line.

“Essa campanha é uma grande união entre todos os segmentos da nossa cidade, setor privado, poder público, conselhos e atrativos em prol do cartão-postal que é Foz do Iguaçu e a região trinacional”, frisa o presidente do Codefoz, Fernando Castro Alves. “A iniciativa está aberta para novas adesões, e o material pode ter a tiragem ampliada com novos apoios”, explica.

Coordenador da CT de Segurança, Fabiano Bordignon, que é delegado da Polícia Federal, resgatou que o guia foi inspirado em uma ação da Polícia Militar de Foz do Iguaçu. “A ideia foi crescendo, somando cada vez mais parcerias, e agora está nas redes, nas ruas e, o mais importante, em todos os lugares que o turista frequenta”, comemora.

Nesta fase, são 15 mil guias impressos, totalizando 45 mil, em português, espanhol e inglês – foto: Divulgação

A melhor experiência

No lançamento da nova fase da campanha, o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) foi representado pelo professor Mauro Bandeira, que enfatizou a importância do trabalho conjunto. “O guia contribui para uma melhor experiência dos visitantes. É uma satisfação para nossos conselheiros ver que a ideia saiu da teoria e virou realidade”, exalta.

O gestor de segurança do Cataratas JL Shopping, Ademir Gonzalez de Moraes, realçou a abrangência da campanha, que chega ao comércio e ao turismo. “É uma ação muito importante, principalmente no setor em que atuo, de shoppings centers, que é lazer e serviços, em que o turista tem que ser bem acolhido e ter a qualidade da segurança preservada”, opina.
Histórico

A campanha de segurança turística foi lançada em novembro de 2023 pelo Codefoz, em parceria com Prefeitura de Foz do Iguaçu, Secretaria Municipal de Turismo e Projetos Estratégicos, Itaipu Binacional e Conselho Municipal de Turismo. A ação era voltada para o conteúdo digital.

Em janeiro deste ano, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) – Regional Oeste aderiu à ação, imprimindo e distribuindo 30 mil cartilhas na rede hoteleira. Com a ampliação da campanha, nesta nova etapa, todo o material impresso foi custeado pelo Fundo Iguaçu, e os outdoors, pela Câmara de Comércio e Serviços de Ciudad del Este.

Qualquer instituição, empresa ou atrativo interessado em participar pode aderir à campanha a qualquer momento.

INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES | ABIH – Regional Oeste, ACIFI, Aeroporto Internacional, Câmara de Comércio e Serviços de Ciudad del Este, Comtur, Cootrafoz, Dreams Park Show, Foztrans, Fundo Iguaçu, Guarda Municipal, Itaipu Binacional, Kattamaram, Liguia, Macuco Safari, Marco das 3 Fronteiras, Mesquita Omar Ibn Al-Khatab, Parque das Aves, polícias Civil, Federal, Militar e Rodoviária Federal, Receita Federal do Brasil, Rede Outdoor, Rodoviária Internacional, secretarias municipais de Segurança Pública e de Turismo, Sinditáxi, Singtur, Sindetur, Sindhotéis, shoppings Catuaí Palladium e JL, Urbia Cataratas, Visit Iguassu, Wonder Park e Yup Star.

(AI Codefoz)