7 de outubro de 2024

Zé Elias e Leandro querem políticas públicas atuantes na periferia de Foz 

Candidato e vice receberam da diretoria do CNI o Plano de Desenvolvimento Comunitário do Cidade Nova

Os candidatos a prefeito e vice de A União Faz a Foz, Zé Elias 44 e Leandro Costa, aproveitaram o final de semana para intensificar os contatos com lideranças e a população dos bairros de Foz do Iguaçu. Nas agendas, Zé e Leandro defenderam políticas públicas atuantes na periferia. No Cidade Nova, um dos bairros com importante organização social, foram recebidos pela diretoria do CNI (Cidade Nova Informa).

A sociedade organizada preparou um grande estudo sobre as principais mazelas sociais enfrentadas no espaço, que antes abrigava 5 mil moradores e, após a renomeação de bairros, passou a compreender um universo de 40 mil pessoas, ao englobar bairros como Vila Solidária, Andradina I e II, Jardim Almada e Jardim Universitário.

“O Cidade Nova foi um bairro que sofreu demais com a discriminação. Pessoas que moravam aqui não conseguiam emprego na área urbana do município porque era uma região muito violenta, e ainda hoje continuamos sendo excluídos. Crescemos sem nenhuma infraestrutura de políticas públicas para o bem-estar social e coletivo. Não recebemos nada”, lamentou a diretora do CNI, Elza Mendes.

Para Zé Elias, os problemas relatados pelos membros do CNI estão representados não somente nesta comunidade, mas em todas as regiões mais afastadas do centro. “A cidade nunca foi pensada. Aqui as comunidades crescem organicamente, sem nenhuma preocupação com infraestrutura ou de que forma isso vai afetar a vida das pessoas. Isso precisa mudar”, disse. 

Poder público ausente
O candidato acredita que a falta de cuidado esteja diretamente ligada à ausência do poder público. “Isso é genuinamente falta de gestão e cuidado. Quando os problemas são ignorados, eles se acumulam e crescem, gerando problemas sociais e econômicos. As pessoas estão sofrendo.”

 Zé Elias citou que não apenas no bairro, mas em outras áreas que visitou recentemente, como o Bubas, o ciclo de descontrole se repete. “Hoje já vemos a segunda geração surgindo de maneira desordenada, e até uma especulação imobiliária no local. A prefeitura está sempre atrasada”. 

Projeção
A busca por soluções passa pelo Plano de Governo de Zé e Leandro, que prevê a qualificação da mão de obra e geração de renda. Objetivo também em pleno desenvolvimento no bairro, com a iniciativa do CNI. No espaço onde está a biblioteca local, uma nova estrutura deverá ser agregada para a capacitação de jovens e adultos, na busca pela qualificação. 

Zé Elias lembrou, durante a reunião, que não é possível evoluir sem apostar no desenvolvimento humano. “33% da população não tem renda, pois a cidade não proporciona. Vivemos na quarta maior economia do Estado, não nos falta recurso, o que nos falta é gestão.”.

“Há nesta comunidade uma força importante de desenvolvimento, que serve de modelo para outras. Quando a gente envolve as pessoas para a busca de um bem comum, e tem o apoio do poder público, o que acontece é o desenvolvimento e o bem-estar. Não há receita pronta, mas é possível”, comentou Zé Elias. 

A diretoria do CNI também fez a entrega de um Plano de Desenvolvimento do Cidade Nova, onde os principais problemas do bairro são elencados, com sugestões de soluções. 

Domingo
Zé e Leandro começaram o dia ao lado de parte dos candidatos à Câmara Municipal pelo União Brasil, numa visita a Feirinha da JK. Participaram da caminhada Cintia Bordignon 44888, Prof. Eliane Tashiro 44123, João Morales 44444, Magrão do Povo 44567, Mahatma Gandhi 44133, Dr. Maurício Castilha 44777, Pedagoga Rejane 44277, Prof Rogério Ojeda 44999 e Rute Beck 44017. O time do União Brasil aproveitou para falar com feirantes e eleitores.

Mais tarde, no Rancho Brasil, Zé e Leandro acompanharam o candidato Rogério Ojeda 44999 em visita ao local onde são ministradas aulas de equitação e atendimento terapêutico para PCDs. Além da roda de viola, os candidatos puderam conversar com os visitantes e mostrar propostas do plano de governo.

Ato de fé
Zé e Leandro também participaram, junto com a comunidade, da recepção à imagem da Nossa Senhora Aparecida, em sua 21ª visita a Foz do Iguaçu. O ato abriu a programação da semana em honra à Padroeira do Brasil. A pequena escultura veio do santuário de Aparecida, em São Paulo, e foi acolhida na cidade pelo bispo Dom Sérgio de Deus Borges e fiéis, no campo de futebol Gustavão, no Porto Meira.  Zé e Leandro foram acompanhados da candidata a vereadora Eliane Tashiro 44123.

As atividades no dia foram encerradas com uma caminhada pelo Gramadão da Vila A, na companhia da candidata a vereadora Protetora Noely Cassini 44111, e um bate-papo com os colaboradores e visitantes do espaço. À noite, seguiram para o culto na Assembleia de Deus do Jardim Paraná.