21 de fevereiro de 2024

VISAC recebe selo de Empresa Amiga da Pessoa Autista

A VISAC – Viação Santa Clara recebeu nesta quinta-feira (29) o selo de “Empresa Amiga da Pessoa Autista”.

VISAC recebe selo de Empresa Amiga da Pessoa Autista

A VISAC – Viação Santa Clara recebeu nesta quinta-feira (29) o selo de “Empresa Amiga da Pessoa Autista”.

A certificação foi entregue pela Organização Neurodiversa pelos Direitos das Pessoas Autistas (ONDA), entidade de caráter social, cuja missão é aprimorar a qualidade de vida das pessoas autistas.

Para receber o selo, a VISAC se comprometeu a disseminar informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e disponibilizou 20 colaboradores para participar do Treinamento oferecido pela ONDA, em Foz do Iguaçu, com assuntos desde condição, legislação até práticas de atendimento as pessoas da comunidade do Autismo.

A próxima fase será conscientizar os outros 270 motoristas e colaboradores da empresa sobre a importância do atendimento humanizado ao autista. Segundo estimativas, 1 em cada 36 pessoas tem autismo. Em Foz, diante de uma população de 285 mil habitantes, pelo menos 8 mil crianças e adultos têm ou terão o diagnóstico.

Os ônibus da VISAC também receberão o selo incentivando os passageiros do transporte público de Foz a ter um olhar atento e inclusivo com as pessoas com essa deficiência.

Para o presidente da ONDA, Fábio Cordeiro, a empresa amiga do Autista vai colaborar na inclusão social. “Estamos gratos com essa participação. Os colaboradores da VISAC terão um papel muito importante neste processo da inclusão”, disse.

Cintia Farias, que atua na Central de Bilhetagem da VISAC, foi uma das colaboradoras da empresa a participar do treinamento. “Estou no setor há 14 anos, mas hoje saio daqui muito mais informada e capacitada para oferecer um atendimento ainda mais humanizado. O que mais me chamou a atenção foi sobre como abordar em situações se prioridade”, disse.

Cordeiro explicou que as pessoas com TEA podem se auto desregular diante de situações simples do dia a dia. “O autista se enquadra na lista de atendimentos prioritários, pois tem uma deficiência. No caso de uma crise em locais públicos, o atendente, por exemplo, deve dar prioridade máxima”, explicou.

A advogada Aline Milanez, que representa o ONDA em Foz do Iguaçu, falou dos direitos da pessoa autista. “O autismo é uma deficiência. Tem direitos a estacionamento prioritário, descontos em IPVA, IPTU, ICMS e IPI, entre outros”, disse.

Além da VISAC participaram da ação empresas do setor hoteleiro, agências de turismo, concessionárias, clínicas e do setor gastronômico. O treinamento foi realizado na sede do Instituto de Hotelaria, Gastronomia e Turismo de Foz do Iguaçu (IHGT).

Autismo
O TEA é resultado de alterações físicas e funcionais do cérebro e está relacionado ao desenvolvimento motor, da linguagem e comportamental. O TEA afeta adultos e crianças. E graças ao avanço dos diagnósticos, o número de pessoas com TEA aumentou consideravelmente. Nos Estados Unidos, a média é de 1 para cada 36 pessoas.
Entre os sinais mais comuns do autista estão a dificuldade de comunicação e interação social, interesses restritos e comportamentos repetitivos. Incluindo também o contato visual direto.