6 de fevereiro de 2025

Vereadores dialogam com taxistas e profissionais do turismo

CMFI - CAPA

Categorias pedem rejeição de vetos do Executivo

Os vereadores receberam durante a sessão desta quinta-feira, 06 de fevereiro, a categoria dos taxistas e profissionais do turismo que reivindicam dos vereadores a rejeição aos vetos do Executivo que envolvem questões diretas relativas ao trabalho diário desses profissionais.

Um dos vetos é sobre a carteira única para que o permissionário do táxi possa trabalhar com outras placas, o Projeto de Lei Complementar nº 19 de 2024, que altera o § 5º do artigo 17 da Lei Complementar nº 223/2014. a ideia é que com isso taxistas permissionários possam conduzir qualquer veículo vinculado a uma permissão de táxi, desde que possuam a credencial válida. Atualmente, permissionários precisam se cadastrar em cada nova permissão para dirigir veículos que não fazem parte de sua frota, o que gera custos e demora. A alteração visou desburocratizar esse processo, fazendo com que taxistas permissionários pudessem conduzir qualquer veículo vinculado a uma permissão de táxi, desde que possuam a credencial válida.

O outro projeto vetado é o PL 124/2024 que abre a possibilidade dos profissionais utilizarem o veículo para uso pessoal enquanto não estiverem prestando serviço. Os vetos foram lidos na sessão da última terça-feira, 04 de fevereiro, e estão sob análise das comissões da Casa.

Diversos parlamentares se manifestaram pela rejeição dos vetos, tal como pede a categoria. “Tenho uma relação muito próxima com o turismo. Nos anos 90, meu primeiro emprego foi como auxiliar de recepcionista em um hotel. Meu pai também iniciou sua trajetória profissional como taxista. Devo minha formação ao turismo”, enfatizou o vereador Sidnei Prestes (Mobiliza).

“Hoje vemos um turismo mais fortalecido e havíamos amplamente debatido os três projetos de lei que estavam na legislatura passada. Nós pedimos o apoio dos novos vereadores, porque Foz do Iguaçu é a nossa bandeira e o turismo é o nosso carro-chefe”, declarou a vereadora Anice Gazzaoui (PP). Estavam presentes integrantes das cooperativas: Coopertaxi, CootraFoz, Sindtur.