22 de junho de 2024

União das duas margens está prevista para quarta-feira

União das duas margens da Ponte da Integração está prevista para quarta-feira

A Itaipu Binacional informou que a instalação da última aduela da Ponte da Integração, unindo as duas margens da obra, deverá acontecer na próxima semana. A previsão é de que a conexão aconteça nesta quarta-feira, 17.

Foto: Nereu Ambrozini/Video Up/Itaipu Binacional

Nessa data, profissionais da imprensa poderão acompanhar e obter entrevistas e informações técnicas com engenheiros e fiscais da obra envolvidos na operação. A descida e a instalação da aduela dependem das condições meteorológicas e podem ser suspensas a qualquer momento.

“O tempo de descida da estrutura no guindaste está sujeita às variações climáticas, podendo levar algumas horas”, informa o comunicado à imprensa. A instalação da última aduela selará a conexão física entre as duas margens, conectando pela primeira vez os lados brasileiro e paraguaio da estrutura.

A aduela derradeira possui 5,7 metros de comprimento, distância que hoje separa as duas margens. A estrutura tem 18,5 metros de largura e 28 toneladas, sendo a “parte da etapa final das obras, que devem ser concluídas em dezembro”.

De acordo com a Itaipu, as obras, que começaram em 2019, também preveem a instalação de guarda-corpo nas laterais, iluminação e pavimentação do tabuleiro. A Ponte da Integração Brasil–Paraguai terá 760 metros de comprimento e um vão-livre de 470 metros, sendo custeada integralmente com recursos da Itaipu Binacional.

Texto: Paulo Bogler – H2FOZ