19 de julho de 2024

Turismo espera com otimismo a chegada do Carnaval.

Setor de turismo espera com certo otimismo a chegada do Carnaval este ano.

A expectativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a CNC, é que o volume de receitas do setor se aproxime do que era registrado antes da pandemia.

Segundo os cálculos, o festejo popular deve movimentar em torno de R$ 8,18 bilhões, valor que é 27% maior que o registrado no ano passado, embora ainda seja cerca de 3% inferior ao que foi movimentado em 2020, o último feriado de carnaval comemorado antes da pandemia de covid.

Desse montante, a maior parte será gerada por três segmentos: bares e restaurantes, transporte de passageiros  e serviços de hotelaria e hospedagem.

O setor também prevê criar mais vagas de trabalho temporário este ano do que criou em 2022: 24 mil e 600 postos, ao todo. São 9 mil e 400 postos a mais do que no ano passado, mas mil e 500 a menos do que se contratou no carnaval pré-pandemia.

Entre as principais atividades, destaque para as que envolvem alimentação: a busca por cozinheiros e auxiliares de cozinha deve aumentar nesse período pré-carnaval, assim como as oportunidades temporárias para os profissionais de limpeza.