18 de junho de 2024

Trump é o primeiro ex-presidente dos EUA condenado por crime



Donald Trump tornou-se nessa quinta-feira (30) o primeiro ex-presidente dos Estados Unidos a ser condenado por um crime quando um júri de Nova York o considerou culpado de falsificar documentos para encobrir um suborno para silenciar uma atriz pornô antes da eleição de 2016.

Após dois dias de deliberações, o júri – composto por 12 membros –  anunciou que considerou Trump culpado em todas as 34 acusações contra ele. A unanimidade era necessária para qualquer veredicto.

Trump observou os jurados sem manifestar expressão, enquanto eles eram consultados para confirmar o veredicto de culpado.

Sentença

O veredito mergulha os Estados Unidos em um território inexplorado antes da eleição presidencial de 5 de novembro próximo, quando Trump, o candidato republicano, tentará reconquistar a Casa Branca do presidente democrata Joe Biden.

Trump, de 77 anos, negou ter cometido irregularidades e espera-se que recorra da decisão.  Ele pode ser condenado a uma sentença máxima de quatro anos de prisão, embora outros condenados por esse crime geralmente recebem sentenças mais curtas, multas ou liberdade condicional. O encarceramento não o impediria de fazer campanha ou de assumir o cargo, caso vença.