22 de dezembro de 2024

Sim, o câncer de mama também pode acometer homens

Embora seja raro, representando cerca de 1% dos casos da doença, o câncer pode acometer os homens e este foi tema do programa Medicina e Saúde, na rádio Clube, com a Dra. Marília Souza, mastologista, especialista em câncer de mama.

Dra. Marília Souza, mastologista, especialista em câncer de mama.

Os casos representam 1% do total, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Em 2020, foram registrados 207 óbitos de homens por câncer de mama no Brasil. Porém, é preciso atenção já que a mortalidade entre os homens é maior do que entre as mulheres, devido à falta de conscientização sobre o assunto

Sintomas de alerta cuja orientação é buscar o médico incluem: Nódulo ou caroço no peito, atrás do mamilo ou logo abaixo da aréola; Mamilo virado para dentro; Dor numa determinada área do peito; Pele enrugada ou ondulada;;Saída de sangue ou líquido pelo mamilo; Vermelhidão ou descamação da pele da mama ou mamilo; Alterações do volume da mama; Inchaço das ínguas na axila.

Para aumentar as chances de cura, é importante procurar ajuda especializada assim que forem identificados algum desses sinais. O tratamento precoce é fundamental e aumenta significativamente as chances de cura.

Confira a entrevista completa no nosso canal e inscreva-se.