22 de maio de 2024

Sicoob Três Fronteiras mobiliza voluntários em ajuda ao Rio Grande do Sul

O Sicoob Três Fronteiras atua em várias frentes de cooperação em favor da população do Rio Grande do Sul. As ações incluem mobilização de voluntários para separação e triagem das doações no Corpo de Bombeiros em Foz do Iguaçu, postos de coleta de produtos em sete cidades da região e arrecadação de recursos em dinheiro.

O Sicoob dobra todo o valor doado em prol do estado vizinho por meio do instituto da cooperativa, em que um repasse de pessoa física ou empresa de R$ 10 vira R$ 20, como exemplo. A campanha também inclui canal para doação via PIX, sistema prático e fácil, pelo qual a pessoa pode fazer mais de uma transferência, conforme a disponibilidade.

O Rio Grande do Sul enfrenta uma calamidade provocada por fortes chuvas e enchentes que afetam 80% das cidades, em todas as regiões, inclusive na capital e região metropolitana de Porto Alegre. Diante de enorme gravidade e dificuldades, uma rede de solidariedade toma conta do país. 

“O Rio Grande do Sul está precisando de nós. Como associativistas, conhecemos e acreditamos no poder da união de propósitos para o bem comum”, explica o diretor-superintendente do Sicoob Três Fronteiras, Dirceu Tessaro. “Nossa solidariedade ao povo gaúcho se dá com ações práticas e engajamento humano dos nossos colaboradores”, frisa.

Cerca de 40 funcionários do Sicoob Três Fronteiras, em cidades do Rio Grande do Sul, foram prejudicados pelas enchentes que castigam o estado. Pelo menos sete perderam tudo, de móveis a roupas. Sete agências da cooperativa foram atingidas, sendo que uma delas, em Canoas, na área metropolitana, permanece debaixo d’água.

Principais necessidades

Cooperados e população em geral têm a opção de doar produtos em 15 pontos da cooperativa na região. A coordenadora de Comunicação do Sicoob Três Fronteiras, Kelly Dutra de Campos, enfatiza que as pessoas também podem dar uma contribuição a mais organizando as suas respectivas doações, o que facilita o envio para o Rio Grande do Sul.

“O doador pode separar os itens, não misturando comida com vestuário, por exemplo, além de juntar os pares de calçados e etiquetar roupas por tamanho”, sugere. “São dicas simples, mas que facilitam muito a logística da distribuição, reduzindo o tempo das atividades realizadas por bombeiros e voluntários”, pontua Kelly.

O Corpo de Bombeiros em Foz do Iguaçu realça que as prioridades são água, alimentos não perecíveis – em lata ou em conserva para o pronto consumo –, colchões e cobertores em bom estado, e produtos de higiene e limpeza. Também há grande demanda de ração animal, dado o elevado número de pets resgatados.

Doação em dinheiro

Para fazer a doação em dinheiro em prol do Rio Grande do Sul, basta usar a chave 07.147.834/0001-72, que tem como titular o Instituto Sicoob para o Desenvolvimento Sustentável. Já para ajudar por meio de dados bancários, as informações são: CNPJ: 07.147.834/0001-73; banco: 756;  agência: 0001; conta-corrente: 80.000.689-5.

Postos de arrecadação nas agências do Sicoob Três Fronteiras:

Foz do Iguaçu

Centro: Rua Almirante Barroso, 2077, centro.

Digital e ACIFI: Rua Padre Montoya, 490, centro.

Porto Meira: Avenida Morenitas, 243, Jardim das Flores.

República Argentina: Avenida República Argentina, 4314, Jardim São Paulo.

Shopping Catuaí Palladium: Avenida das Cataratas, 3570, Vila Yolanda.

Três Lagoas: Avenida João Ricieri Maran, 173, Três Lagoas.

Vila A: Avenida Silvio Américo Sasdelli, 1685, Jardim Santa Rosa.

Vila Portes: Avenida JK, 3450, Vila Paraguaia.

Itaipulândia

Avenida Tiradentes, 1938, centro.

Matelândia

Avenida Borges Medeiros, 855, centro.

Medianeira

Avenida Brasil, 4030, Independência.

Rua Paraguai, 1270, centro.

Missal

Rua Dom Geraldo Sigaud, 4030, centro.

Santa Terezinha de Itaipu

Avenida dos Estados, 1912, centro.

São Miguel do Iguaçu

Avenida Willy Barth, 40, centro.

(CME Sicoob Três Fronteiras)