25 de fevereiro de 2024

Sicoob incentiva comunidade a doar alimentos ao Lar dos Velhinhos

Sicoob incentiva comunidade a doar alimentos ao Lar dos Velhinhos

O Sicoob apoia permanentemente as comunidades nas quais está inserido, com base no princípio do cooperativismo, que prevê o desenvolvimento local e o bem-estar das pessoas. É mais um diferencial das instituições financeiras associativas em relação a bancos tradicionais.

Ao apoiar iniciativas sociais, altruístas e voluntárias, a cooperativa busca incentivar outras ações de cidadania na sociedade. É nesse contexto que a cooperativa ajuda o Lar dos Velhinhos, visando a contribuir para a conscientização em torno da valorização e do respeito à população idosa.

“Ao auxiliar uma instituição de atendimento a pessoas idosas, mobilizamos não apenas a solidariedade, mas o aspecto educativo”, detalha Renato Schafranski, diretor do Sicoob Três Fronteiras. “É uma forma de valorizar e chamar atenção para o apoio que merece quem já contribuiu muito ao longo dos anos”, complementa.

Recentemente, o Sicoob Três Fronteiras fez a doação de três mil litros de leite e 50 pães do tipo caseiro para o Lar dos Velhinhos, instituição que atende pessoas idosas em Foz do Iguaçu. Os alimentos foram repassados por meio da associação Amar sem Fronteiras.

Incentivando práticas solidárias entre colaboradores e parceiros, três mil litros de leite foram arrecadados durante o Dia do Cooperativismo. Os pães, sem conservantes e de bastante maciez, foram produzidos com ingredientes doados pela cooperativa, por voluntários da Amar Sem Fronteiras.

Solidariedade sem fronteiras

Idealizador do projeto solidário Amar sem Fronteiras, Clayton de Campos destaca a ajuda recebida em prol do Lar dos Velhinhos. “O apoio do Sicoob é de extrema importância, pois toda a nossa produção é feita com doações de insumos”, agradece.

Ele reforça que o comprometimento do Sicoob serve de exemplo a outros atores no auxílio a comunidades. A cooperativa “tem colaborado para as instituições manterem seus projetos. Com isso, a soma dos esforços dá resultados para muitas famílias”, enfatiza Clayton.

Com quatro anos, a associação atende famílias em vulnerabilidade social, reunindo cerca de 15 voluntários. Uma parte da panificação produzida é comercializada, e o recurso, utilizado para a manutenção da estrutura e dos serviços.
As famílias recebem cestas básicas, pães e roupas recolhidos por doação. Desde que foi fundada, a associação já produziu mais de dez mil pães, sendo que 70% deles beneficiaram a alimentação de crianças, jovens, adultos e idosos de segmentos populares de Foz do Iguaçu.

Sobre o Sicoob

Instituição financeira cooperativa, o Sicoob tem mais de 7,5 milhões de associados, em todos os estados brasileiros. Oferece serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, mediação de meios eletrônicos de pagamento, entre outras soluções financeiras.

É formado por 338 cooperativas singulares, por 14 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob. Ocupa a primeira colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, com mais de 4,5 mil pontos de atendimento, e é a única instituição financeira presente em mais de 380 municípios.

Acesse, conheça e faça parte: www.sicoob.com.br.