Sicoob destaca impacto econômico e social em Semana do Cooperativismo

Na Semana do Cooperativismo, mobilização até 31 de agosto que une instituições em todo o país, o Sicoob destaca o impacto socioeconômico e o poder transformador da cooperação. A iniciativa aproxima a comunidade e valoriza as ações que garantem melhorias para a coletividade.
Promovendo justiça financeira, o Sicoob ocupa o primeiro lugar em número de agências no Brasil. São mais de 4,6 mil pontos abertos nas cidades — em 400 municípios, é a única instituição presente —, aliando atendimento personalizado e soluções completas a condições acessíveis para pessoas físicas e empreendedores sociais de todos os tamanhos.
Integrando esse sistema cooperativo, o Sicoob Três Fronteiras está presente em dois estados, Paraná e Rio Grande do Sul. Em crescimento contínuo e sustentado, superou 65 mil associados e ultrapassou o montante de R$ 1 bilhão em ativos, ampliando sua participação no mercado e as opções de serviços, principalmente na oferta de crédito ainda mais atrativos.
Na Semana do Cooperativismo, a cooperativa ampliou as atividades para cooperados e à população, com destaque para a arte de contar histórias, que integra o projeto Financinhas, e palestras sobre educação financeira. Outra ação é a Clínica Financeira, em que especialistas dão orientação sobre planejamento e gestão das finanças e como fugir do endividamento.
“Nosso cooperativismo é feito de pessoas que se juntam para levar à frente um propósito maior que é o desenvolvimento”, ressalta o diretor-superintendente do Sicoob Três Fronteiras, Dirceu Tessaro. “Nesta semana especial, destacamos a força da união, que gera prosperidade e que apoia quem trabalha e faz a comunidade crescer”, realça.
O cooperativismo financeiro, adiciona, não é guiado pelo lucro. Assim, além de taxas mais acessíveis, os recursos que são movimentados abrem novas oportunidades nas próprias localidades, diferentemente do que é praticado por bancos tradicionais, que remetem os recursos para fora, inclusive a outros países.
“Isso ocorre porque o princípio é melhorar a vida das pessoas, seja fomentando negócios, criando renda ou transformando sonhos em realidade, como a aquisição de uma casa, carro ou viagem”, exemplifica Dirceu. “É por isso que sempre pedimos para que nossos cooperados conversem sobre esses benefícios e tragam novos associados”, conclui.
Cooperação que transforma
Para ampliar as ações sociais e ambientais, a cooperativa mantém o Instituto Sicoob, que atingiu 4,4 milhões de beneficiados no país em 2024. Esse alcance se dá com programas de educação financeira, voluntariado e campanhas de impacto social, atuando em áreas como educação, cultura e sustentabilidade.
Cooperativismo pelo mundo
A cooperação para transformar realidades ganhou reconhecimento global. A Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas, salientando o impacto desse trabalho em prol de um presente mais próspero e um futuro sustentável.
@sicoobtresfronteiras
O Sicoob Três Fronteiras divulga diariamente, nas redes sociais, oportunidades e soluções financeiras para pessoas físicas e empresas de todos os tamanhos. Siga @sicoobtresfronteiras e acompanhe as iniciativas da Semana do Cooperativismo.
(CME Sicoob Três Fronteiras)