17 de julho de 2024

Sergio Moro debate reforma tributária em encontro na ACIFI

Sergio Moro debate reforma tributária em encontro na ACIFI

Diretores e conselheiros da ACIFI participaram de encontro com o senador Sergio Moro (União Brasil) na sede da Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu. O objetivo do evento foi apresentar ao parlamentar as demandas prioritárias da classe empresarial para a cidade e região trinacional (Argentina, Brasil e Paraguai).

Durante a abertura da reunião, ocorrida no sábado (8), o presidente da ACIFI, Danilo Vendruscolo, fez uma breve exposição das pautas emergenciais da entidade voltadas ao desenvolvimento socioeconômico do município, como foco no fortalecimento do setor empresarial e geração de emprego e renda, para garantir ainda mais entregas à população.

A reforma tributária, aprovada pela Câmara dos Deputados na última sexta-feira (7), tomou conta de boa parte do debate. O projeto, que reformula a tributação sobre o consumo, segue para o Senado, onde precisa ser aprovado em dois turnos por, pelo menos, três quintos dos parlamentares (49 senadores) para ser promulgado.

Após ouvir os apontamentos dos empresários, Sergio Moro afirmou que esse é o momento ideal para aprofundar o debate e tentar melhorar o texto da reforma tributária. “Em princípio sou contra o aumento de qualquer tributo. O caminho correto é corte de gastos para abaixar a taxa de juros e crescer por meio de investimento privado”, disse.

Segundo ele, a simplificação tributária, em tese, tem princípio importante, com a unificação de impostos sobre o consumo. “O problema foi a votação rápida sem debate público aprofundado, o que gera incertezas. Agora, no Senado, vamos analisar ponto por ponto e avaliar os detalhes ocultos”, completou Sergio Moro.

O senador destacou ainda a importância do turismo para o desenvolvimento de Foz do Iguaçu e do agronegócio para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) do estado e do país. “Acreditamos no Brasil, no Paraná e em Foz do Iguaçu. Precisamos investir em infraestrutura para superar os gargalos dos setores produtivos”, declarou o parlamentar.


Principais pautas –
Além da reforma tributária, os participantes do encontro abordaram outros assuntos ligados à aceleração do polo econômico, comercial, logístico, turístico e de energia limpa. Entre eles desafios como homologação da pista do aeroporto internacional, segurança na fronteira, simplificação do comércio exterior, integração aduaneira e duplicação completa da BR-277 de Foz até Curitiba.

Sergio Moro visitou a ACIFI acompanhado dos seus suplentes, Luis Felipe Cunha e Ricardo Guerra, do general Joaquim Silva e Luna (ex-diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional), do delegado da Polícia Federal Fabiano Bordignon e do empresário José Elias Castro Gomes. Ao fazer uso da palavra, a comitiva frisou a importância de o mandato ouvir as demandas da comunidade.