21 de fevereiro de 2024

Secretaria da Saúde aplicou mais de 4,8 mil doses no dia “D” de vacinação

A maior procura foi pela vacina contra a gripe, que segue disponível em todas as unidades de saúde para pessoas acima dos seis meses

Secretaria da Saúde aplicou mais de 4,8 mil doses no dia “D” de vacinação

Apesar da chuva intensa registrada no último sábado (27), o Dia “D” de vacinação teve 4.806 doses aplicadas nas unidades básicas de saúde, que funcionaram das 9h às 15h. A maior procura foi pela vacina da Influenza (gripe), com 2.649 doses aplicadas, seguida da bivalente contra a Covid-19, com 1.034 doses registradas. Também foram feitas 807 vacinas de rotina (como hepatite A e B, penta, varicela, meningocócica, HPV, febre amarela, tríplice viral, entre outras) e 316 monovalente contra a Covid. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira (29) pelo Programa Municipal de Imunização (PMI) da Secretaria da Saúde. A mobilização contou com a participação de 400 servidores da Atenção Básica e Vigilância em Saúde.

Para a coordenadora do PMI, Adriana Izuka, o resultado foi positivo. “Apesar do tempo chuvoso, a campanha de sábado superou nossas expectativas e foi muito produtiva. As maiores procuras foram pela vacina da gripe e a bivalente, que continuam disponíveis nas unidades de saúde, assim como as vacinas de rotina do calendário”, informou.

A ação teve como principal objetivo ampliar a cobertura vacinal, especialmente entre crianças e idosos, considerados grupos de risco. “Ainda não conseguimos atingir a cobertura vacinal entre crianças, gestantes, idosos e trabalhadores da saúde, que integram os grupos prioritários. Isso ainda nos preocupa bastante, por isso reforçamos para que as pessoas busquem as unidades”, reforçou a secretária da saúde Rose Meri da Rosa.

Contra a Influenza já foram aplicadas 36.316 doses, o que corresponde a 13% do público vacinável, de 262 mil pessoas. A vacina está disponível para a população em geral acima dos seis meses.

A bivalente contra a Covid-19 atingiu apenas 11% de cobertura dentro da população estimada acima de 18 anos, de 195 mil pessoas.

O imunizante contra a gripe pode ser aplicado com qualquer outra vacina do Programa Nacional de Imunizações, inclusive com as da Covid-19. A meta é atingir pelo menos 90% de cobertura vacinal entre os públicos.

 

Foto: Thiago Dutra/PMFI.