24 de fevereiro de 2024

“Saúde também é papo de homem” é tema de palestras na VISAC

“Saúde também é papo de homem” é tema de palestras na VISAC

Com um quadro de colaboradores 95% masculino, em alusão ao Novembro Azul, Mês de Prevenção ao Câncer de Próstata, segunda doença que mais mata homens no mundo, a empresa reuniu motoristas, mecânicos, fiscais e atendentes para falar da importância e incentivar o cuidado com a saúde.

O médico urologista Jorge Lucas Torres alertou que os homens vivem em média sete anos menos que as mulheres, e um dos fatores é a falta de cuidados preventivos. “Diferente das mulheres, a maioria dos homens só vai ao médico quando realmente está doente. O que pode estar relacionado à cultura e ao próprio machismo, por isso, a importância de ter esse papo”, disse.

O médico destacou que o câncer de próstata, assim como a maioria das neoplasias, está ligado a fatores genéticos e comportamentais. E reforçou que, se for diagnosticado precocemente, tem até 90%, de chance de cura.

Segundo o urologista é extremamente importante realizar o exame PSA depois dos 45 anos. O exame tem como objetivo avaliar se há risco para o câncer de próstata, visto que esse causa níveis elevados de PSA (Antígeno Prostático Específico).

Fragilidade
O médico interno e coach Luciano Pinheiro reforçou que o medo de descobrir doenças e demonstrar fragilidades afastam os homens das unidades de saúde em busca de cuidados preventivos, como vacinas, por exemplo. “Eles acham que são super-homens e que jamais vão adoecer”, afirmou.

Outro fator relacionado à morte precoce dos homens, apontado por Pinheiro, é o excesso de bebidas, mais exposição a acidentes, violências e ao sedentarismo

Hábitos saudáveis
O educador físico Valseir Campos reforçou que é preciso uma mudança de hábitos para ter uma vida saudável e livre de doenças. A maioria das doenças pode ser evitada, entretanto, é preciso cuidar do corpo de forma integral.
Ele citou os quatro pilares para uma vida saudável: alimentação balanceada, prática regular de exercícios físicos, dormir bem e, gerenciar as emoções. “Ninguém precisa começar correndo uma maratona, mas se começar com 15 minutos diários de atividades físicas, perceberá uma grande transformação no corpo e na mente”, concluiu.

Preocupada com a saúde dos seus colaboradores, em agosto, todos os empregados da VISAC fizeram uma série de exames, entre eles eletrocardiograma, encefalograma, glicemia, vista e raio X da coluna.

Ônibus adesivados
Também em alusão ao Novembro Azul, a VISAC adesivou seus 90 ônibus que transportam mais de 50 mil passageiros diariamente, com laços azul seus para-brisas.
O objetivo foi alertar homens e mulheres sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata e, assim contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, entre 2023-2025 são estimados mais de 71 mil novos casos de câncer de próstata a cada ano.
Além do câncer de próstata, os que mais atingem os homens são pulmões, estômago, fígado e vias traqueia.

Mais informações no nosso site: www.visac.com.br