22 de maio de 2024

Saúde ajusta horário nas UBS São João e Vila Yolanda para reforçar equipe na unidade Padre Ítalo

Com a reorganização de horário, as duas UBS voltam atender até às 19h

A partir de segunda-feira (13), as Unidades Básicas de Saúde (UBS) São João e Vila Yolanda, que estavam atendendo até as 22h, passarão a funcionar em horário normal. A decisão da Secretaria de Saúde foi motivada pela alta demanda na UBS Padre Ítalo, que necessita de suporte adicional de médicos e enfermeiros durante o período noturno. Com essa mudança, a UBS 24 horas contará com uma equipe mais reforçada para atender a população.

As UBS São João e Vila Yolanda, que estavam funcionando até as 22h, voltam a operar até às 19h, contribuindo para a redistribuição de recursos e equipes de saúde para atender a demanda emergencial na UBS Padre Ítalo. “Estamos com um número muito alto de atendimentos na Padre Italo, principalmente, no periodo noturno”, explicou a secretária Rose Meri da Rosa. “O reforço na equipe de saúde visa garantir um atendimento de qualidade e eficaz para os pacientes que buscam assistência médica nesse horário na UBS que funciona 24h”

As duas UBS tiveram os horários ampliados, temporariamente (desde 18/04), para atender pacientes com sintomas de dengue. Porém, a procura está concentrada na Padre Ítalo e nas UPA, o que exigiu nova reorganização dos horários de funcionamento. A decisão da Secretaria de Saúde de reajustar os horários dessas UBS e reforçar a equipe na Padre Ítalo é para ampliar o atendimento das demandas emergenciais da população, na Atenção Básica.

 “Continuamos adotando estratégias para desafogar as unidades de pronto atendimento. Com essas medidas, a UBS 24 horas estará mais bem preparada para oferecer suporte e cuidados médicos necessários, contribuindo para a melhoria da qualidade do serviço de saúde prestado à comunidade”, afirmou a secretária.