22 de fevereiro de 2024

Saúde abre processo seletivo para o Programa de Residência Médica

Saúde abre processo seletivo para o Programa de Residência Médica

A Secretaria da Saúde de Foz do Iguaçu abre nesta quarta-feira (06) as inscrições para o Processo Seletivo do Programa de Residência Médica para o ano de 2024.

São ofertadas 24 vagas em seis especialidades médicas, sendo 10 para Clínica Médica, 02 para Pediatria; 03 Psiquiatria; 03 Ortopedia e Traumatologia; 02 Cirurgia Geral  e 04 vagas para Medicina de Família e Comunidade.

O PSS é organizado pela COREME – Comissão de Residência Médica, vinculada à Secretaria Municipal da Saúde e será executado pelo Instituto Metrópole e Soluções.

O período de inscrição é de 06 de dezembro de 2023 a 05 de janeiro de 2024 através do site www.metropole.org.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 150,00.

Podem participar profissionais graduados em medicina e alunos do último ano do curso de medicina (com reconhecimento do MEC), além de médicos estrangeiros ou brasileiros graduados em  escolas estrangeiras com diploma devidamente revalidado no Brasil. Os programas e as vagas foram autorizados pelo Ministério da Educação e financiados pelo Ministério da Saúde.

A residência é uma modalidade de ensino de pós-graduação, com a duração entre 2 a 3 anos, caracterizada por treinamento em serviço de tempo integral, em que o profissional faz processo seletivo em instituições reconhecidas pelo MEC e escolhe a preferência da área. Os profissionais selecionados atuarão no Hospital Municipal Padre Germano Lauck e nas unidades básicas de saúde.

Etapas

A seleção para o Programa de Residência Médica será realizada em duas etapas sucessivas, constituindo de uma prova de suficiência teórica, mediante a aplicação de Prova Objetiva, no dia 28 de janeiro, e Análise Curricular, no dia 29 de janeiro, em conformidade com o edital.

A divulgação da classificação preliminar está prevista para 14 de fevereiro e o resultado final e convocação no dia 16/02.

É permitido ao médico cursar apenas uma área de atuação em cada especialidade, sendo permitido a escolha de uma segunda opção, caso não seja aprovado na primeira opção.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 045 99973-0180 ou pelo e-mail dirmq@outlook.com