21 de fevereiro de 2024

Sanepar inicia vistoria das ligações de esgoto na região do Morumbi, em Foz do Iguaçu

Sanepar inicia vistoria das ligações de esgoto na região do Morumbi, em Foz do Iguaçu

A Sanepar inicia nesta semana o trabalho de vistoria técnica operacional nas ligações de esgoto em imóveis da região do Morumbi, em Foz do Iguaçu. A finalidade é verificar se elas foram executadas corretamente e se as instalações hidrossanitárias seguem as orientações da Companhia e da legislação ambiental.

O trabalho será feito pelas equipes da empresa JPR Ambiental, contratada pela Sanepar, com agentes treinados e que utilizam crachás e uniformes com a inscrição “A Serviço da Sanepar”. Até o fim de setembro devem ser vistoriados cerca de 700 imóveis da região.

Para a equipe ter acesso ao imóvel, o morador tem que autorizar a entrada para que seja feita a verificação em pontos de lançamento de esgoto do banheiro, da cozinha e da lavanderia.

Nos testes, são utilizados corantes à base de água que não causam danos ao meio ambiente nem às pessoas. Ao final da vistoria, se o imóvel estiver com todas as instalações corretas, os agentes emitem um certificado de regularidade. Se estiver irregular, o cliente é orientado e terá um prazo para fazer as adequações. As vistorias não têm custo e são fundamentais para assegurar o bom funcionamento da coleta e do tratamento de esgoto.

Todos os imóveis servidos pela rede coletora são obrigados a se conectar à rede pública.

CUIDADOS – A Sanepar reforça que é obrigatório o imóvel ter caixa de gordura e é fundamental que o lançamento da água de chuva ocorra nas galerias pluviais. O lançamento de água de chuva na rede coletora é uma das principais irregularidades, junto com o despejo de lixo e de gordura na rede coletora. Isso causa transtornos para a Sanepar e para o cliente, pois pode haver transbordamento de esgoto nas ruas e refluxo de esgoto para dentro do imóvel.

Em caso de dúvida, o contato com a Sanepar pode ser feito pelo telefone 0800 200 0115 (ligação gratuita, 24 horas por dia). Outras informações podem ser encontradas no site da Sanepar.

 

Foto: Sanepar