25 de fevereiro de 2024

Rotary Club Nova Fronteira constrói brinquedoteca no IML de Foz do Iguaçu

Iniciativa garante a privacidade e o acolhimento das crianças, enquanto passam por um momento difícil.

Rotary Club Nova Fronteira constrói brinquedoteca no IML de Foz do Iguaçu

O Instituto Médico-Legal (IML) de Foz do Iguaçu conta agora com uma brinquedoteca. Um espaço totalmente climatizado, com uma mesinha, cadeiras para crianças, livros, brinquedos e televisão, tudo pensado na distração das crianças enquanto passam por um momento tão difícil.

A iniciativa do projeto da brinquedoteca instalada no IML, foi do Rotary Club de Foz do Iguaçu – Nova Fronteira, garantindo a privacidade das crianças, muitas delas, passam no local para fazer exame de delito, ou vítimas de assédio, além de situações onde acabam indo com seus familiares no reconhecimento de um corpo, ou até mesmo, evita que vítimas fiquem no mesmo espaço de agressores.

De acordo com o Presidente do Rotary Nova Fronteira, Valmir Leal Griten, a concretização desse projeto é muito significante para a história da entidade. “Com a ajuda de todos os companheiros da sociedade, estamos mudando essa triste história e resgatando um pouco da inocência perdida dessas crianças. O Rotary não tem medo das dificuldades e, dos problemas que se vizinham nós os enfrentamos. Parabéns a todos os companheiros que não mediram esforços para que esse projeto saísse do papel, e muito obrigado a todos envolvidos nesse projeto que começou lá atrás, com a sugestão então do governador Sérgio Baseggio”.

Segundo o Chefe Adjunto da Unidade da Polícia Científica em Foz do Iguaçu, Luis Henrique Soares, o IML atende diversos municípios da região, e muitas pessoas circulam pelo local, então ter um espaço só para crianças, garante um ambiente mais acolhedor. “É um momento delicado, nesta hora, elas têm a oportunidade de distrair a mente fazendo desenhos, assistindo vídeos, em um ambiente climatizado e lúdico. Então é uma situação favorável para a cabeça da criança, onde ela se desprende daquele momento ruim que vivenciou, acredito que o objetivo foi atingido”, pontua Luis.