20 de maio de 2024

Receita Federal do Brasil apreende 366 kg de substância análoga à maconha em operações de fiscalização

Em ação coordenada pela Receita Federal do Brasil, às 21:30 do último domingo (14), a equipe de vigilância e repressão realizou uma abordagem de rotina no posto de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal em Santa Terezinha de Itaipu. Durante a operação, um veículo, apresentando comportamento suspeito, foi abordado.

Após uma fiscalização detalhada, foram encontrados pacotes contendo substâncias análogas à maconha, totalizando cerca de 106 kg. O condutor do veículo, um homem brasileiro de cerca de 30 anos de idade, foi detido no local da abordagem. Ele alegou não portar documentos e que somente estava transportando a carga com destino a Florianópolis, no entanto, relatou que a mesma não lhe pertencia, afirmando que apenas receberia pelo serviço de transporte. Diante dos fatos, tanto o cidadão quanto o veículo foram encaminhados às autoridades competentes, sendo entregues à Polícia Civil de Foz do Iguaçu para as devidas providências legais.

Já na madrugada do dia 15 (segunda-feira), por volta das 03:00, durante abordagem de rotina na Ponte Internacional da Amizade, um carro de placa paraguaia foi fiscalizado, resultando na descoberta de aproximadamente 260 kg da mesma substância. Durante a fiscalização, o condutor simulou incapacidade para abrir o porta-malas do veículo e fugiu do local. Posteriormente, ele entrou em outro veículo que o aguardava na saída da aduana brasileira, possibilitando sua fuga em alta velocidade, adentrando a contramão e atropelando um motociclista. O SIATE foi acionado para prestar socorro à vítima e o veículo apreendido encaminhado para a Polícia Federal.

A Receita Federal reitera o compromisso com a segurança e o combate às práticas ilícitas que impactam negativamente a economia nacional e a saúde pública. A colaboração da população é crucial nesse esforço, e denúncias anônimas podem ser feitas pelos números (45) 9 9134-0100 e (45) 9 9152-2036.

Comunicação Social da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu/PR