30 de maio de 2024

Receita Federal apreende veículo em estacionamento de um hotel com mercadorias avaliadas em 30 mil reais

Na manhã desta sexta-feira (26), um veículo foi apreendido pela Receita Federal contendo mercadorias descaminhadas. O veículo foi abordado no estacionamento de um hotel na região da Vila Portes, em Foz do Iguaçu, carregando cerca de R$ 30 mil em produtos eletrônicos, dentre eles celulares, vídeo games e outros. A proprietária do mesmo foi identificada como hóspede do hotel, e, segundo ela, as mercadorias seriam levadas para encomendantes em Campos Novos-SC e Vacaria-RS. As mercadorias e o veículo foram encaminhados para a Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu para posterior fiscalização.

O descaminho, prática de entrada ou saída de mercadorias sem o devido pagamento de impostos, e o contrabando, que envolve a importação ou exportação ilegal de produtos, inclusive itens proibidos, prejudicam significativamente a arrecadação tributária e distorcem a concorrência no mercado, afetando negativamente a economia.

A Receita Federal reitera o compromisso no combate ao contrabando, descaminho e outras práticas ilícitas, visando garantir a segurança fiscal e o cumprimento das leis comerciais. Operações como essa são fundamentais para combater atividades ilegais e proteger a economia nacional. A colaboração da população é crucial nesse esforço, e denúncias anônimas podem ser feitas pelos números (45) 9 9134-0100 e (45) 9 9152-2036.

Comunicação Social da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu/PR