22 de maio de 2024

Receita Federal apreende 379 volumes avaliados em 200 mil reais durante operação de fiscalização em transportadora

Receita Federal apreende 379 volumes avaliados em 200 mil reais durante operação de fiscalização em transportadora

Na última segunda-feira (13), servidores da Receita Federal de Foz do Iguaçu e da Inspetoria da Receita Federal de Guaíra realizaram uma operação junto ao Centro de Distribuição Domiciliária (CDD) em Umuarama-PR. A ação consistiu na análise completa de mercadorias pertencentes à distribuidora, resultando na retenção de 379 volumes estrangeiros suspeitos do crime de descaminho.

Dentre as mercadorias apreendidas destacam-se videogames, impressoras, aspiradores-robôs, tapetes, celulares, vinhos e perfumes, com valor total avaliado em 200 mil reais. As mercadorias apreendidas foram encaminhadas para a Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu, para os procedimentos legais. Os responsáveis pelas mercadorias serão representados ao Ministério Público Federal para investigação criminal.

O descaminho, prática de entrada ou saída de mercadorias sem o devido pagamento de impostos, e o contrabando, que envolve a importação ou exportação ilegal de produtos, inclusive itens proibidos, prejudicam significativamente a arrecadação tributária e distorcem a concorrência no mercado, afetando negativamente a economia.

A Receita Federal atua de maneira incisiva para combater essas práticas ilegais, garantindo a integridade do sistema fiscal e aduaneiro do país. A colaboração da população é crucial nesse esforço, e denúncias anônimas podem ser feitas pelos números (45) 9 9134-0100 e (45) 9 9152-2036.

Comunicação Social da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu/PR