22 de maio de 2024

Ratinho Júnior formaliza na França construção do Museu Pompidou em Foz do Iguaçu

As equipes técnicas do Centro Pompidou e do Governo do Paraná estão trabalhando nas necessidades e conceito do espaço

Neste domingo, 5, em Paris, o governador Ratinho Junior (PSD) assinou com o presidente do Centro Nacional de Arte de Cultura George Pompidou, Laurent Le Bon, o convênio que formaliza a parceria da instalação de uma unidade do centro francês em Foz do Iguaçu.

Na sequência da agenda francesa, Ratinho Júnior formaliza a intenção com a Ópera de Paris de parceria com a Escola de Dança do Teatro Guaíra.

Segundo a Agência Estadual de Notícias, o “memorando de entendimento” dá prosseguimento à instalação no Paraná da primeira unidade do museu na América Latina que deve ser construído, conforme apurou Robson Bonin na Veja, próximo ao aeroporto internacional Cataratas do Iguaçu.

As equipes técnicas do Centro Pompidou e do Governo do Paraná estão trabalhando nas necessidades e conceito do espaço. A ideia inicial é um centro cultural de 10 mil metros quadrados capaz de abrigar as mais variadas manifestações e incentivar a produção cultural da região.

Após a execução da primeira fase de planejamento, será lançado um concurso de arquitetura para escolher o projeto do museu internacional. A implantação do museu tem apoio ainda da Renault, Itaipu Binacional e da prefeitura de Foz do Iguaçu.

O Pompidou de Paris é um complexo cultural que abriga biblioteca, ateliê de escultura, cinema, dança e centro de música e estudos acústicos. O centro, inaugurado em 1977, tem “antenas”, como são chamadas as unidades, na Bélgica, Espanha e China.

AEN