29 de fevereiro de 2024

Programa “Adote uma Praça” já mostra resultados na Vila C

Programa “Adote uma Praça” já mostra resultados na Vila C

Com menos de dois meses desde a retomada pelo Município, o programa “Adote uma Praça” já começa a mostrar resultados na região da Vila C. Um canteiro central, que antes era ponto de descarte irregular de resíduos sólidos, entre as avenidas Tarquínio Joslin dos Santos e Andradina, começa a se transformar em área de lazer.

A área está recebendo melhorias, com o plantio de grama e coqueiros, e se prepara para a instalação de um jardim repleto de árvores da espécie Ipê. Um calçamento também está em andamento.

O espaço foi “adotado” pelo proprietário do posto de combustíveis, situado em frente ao local. “Adotamos por conta da situação de abandono e por ser ponto de descarte de resíduos.Pensamos em valorizar a área para os moradores e proporcionar um espaço de convivência, para que todos possam usufruir”, comentou o gerente do posto, Guilherme Siqueira.

O local é um dos nove espaços que foram adotados por empresários e comerciantes, quando o programa foi retomado em julho.

“Estamos inaugurando uma série de espaços e lazer em várias regiões da cidade, construídos pela Prefeitura de Foz. Esse programa vem a somar nessas ações e valorizar cada vez mais os bairros, oportunizando às famílias novos espaços de convivência”, afirmou o prefeito Chico Brasileiro.

“Estamos muito felizes pelo avanço do programa e esse é um exemplo dos benefícios para toda a sociedade. Aqui era uma área de descarte irregular e a secretaria sempre fazia manutenção e fiscalização, um desgaste constante. Conversamos com o proprietário do posto sobre o programa e ele adotou o espaço e iniciou as melhorias. O programa vem para isso, uma parceria para transformar os espaços de Foz”, comentou a chefe de Limpeza Pública, Adriana Fuzetti.

Programa

O programa “Adote uma Praça” foi retomado pela prefeitura no mês de julho deste ano, quando o Município e empresários assinaram os termos de parceria para adoção de nove praças e canteiros. A ação, idealizada pela Secretaria de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade, teve início em 2018 e havia sido paralisada por conta da pandemia da Covid-19.

O projeto foi inspirado em experiências exitosas desenvolvidas em vários municípios brasileiros, e fortalece a parceria entre sociedade civil e Poder Público para melhorias e manutenção da paisagem urbana, gerando pertencimento e maior responsabilidade com os espaços.

A iniciativa é vantajosa tanto para as entidades e empresas quanto para o Poder Público. A proposta autoriza, por exemplo, que as empresas possam fixar placas padronizadas alusivas à parceria, promovendo a publicidade de suas marcas. A instalação das placas é de obrigatoriedade dos adotantes, isentando despesas ao Município.

Os interessados em participar do programa são cadastrados e inseridos em um banco de dados da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

De acordo com as diretrizes da legislação, os “adotantes” apresentam o projeto para a área escolhida. A proposta é analisada por uma comissão técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e em caso de aprovação, firmado o termo de parceria.

Espaços

Além do canteiro na região Vila C, os termos de parceria prevêem a conservação, reforma e manutenção das seguintes áreas: Rotatória na Av. das Cataratas – Hotel Viale; Rotatória da Av. Costa e Silva – Panorama Materiais de Construção; Praça Naipi; Praça localizada no bairro Porto Belo – Ferraz Serviços Terceirizados; Canteiro Central da Av. Costa e Silva – Vital Engenharia Ambiental S/A; Praça da Paz – Innova Agrotecnologia; Canteiro Central na Av. Javier Koelbel – Ecovitalle Soluções Ambiental – Luis Henrique Gollin; Praça localizada na Av. General Meira com Av. das Cataratas – Farmácia de manipulação Iguafarma.