21 de fevereiro de 2024

Presidente da Câmara, João Morales, faz balanço positivo dos trabalhos em 2023

Presidente da Câmara, João Morales, faz balanço positivo dos trabalhos em 2023

Saldo positivo e muito trabalho. João Morales  destacou alguns pontos importantes nos primeiros doze meses como presidente da Casa de Leis. “Efetuamos várias alterações com impacto importante na sociedade” O atual presidente ressaltou a fase de uma Câmara mais atuante e mais próxima da população.

Sessões Itinerantes
“Foi um passo importantíssimo, histórico porque sessão oficial nos bairros nunca havia acontecido. Antigamente teve Câmara Itinerante e não sessão oficial como iniciamos neste ano. Levamos o rito oficial da casa para os bairros, oportunizando que os munícipes participassem ainda mais. Já foram realizadas três: Região do Jardim São Paulo/Campos do Iguaçu, AKLP e UNILA. Uma forma de mostrar como é o nosso trabalho, mas também escutarmos a população, que inclusive tem a chance de falar. É feito um apanhado das reinvindicações e encaminhado ao Executivo, dando uma voz muito maior ao povo!” João lembrou que muitas vezes os vereadores são confundidos com a função do Poder Executivo: “É a prefeitura que tem a função de executar, fazer com que as coisas aconteçam, e nós temos o papel de fiscalizar e cobrar para que seja feito!”

Amplo debate com a sociedade
O parlamentar comentou que em defesa da população foi um ano com várias demandas e discussões, principalmente com a prefeitura: “Começou com o projeto da Previdência. Lutamos para que não fosse incisivo aos servidores”; posteriormente, a discussão foi sobre o estacionamento rotativo: “Discutimos o aumento. No entendimento de alguns vereadores, foi um aumento excessivo. Entramos com decreto legislativo e conseguimos uma redução de R$30 para R$20. Um ganho considerável.”, pontuou. Além disso, o mercado imobiliário entrou em pauta: “Discutimos o ITBI e melhoramos ainda mais o trâmite do processo!”

Transporte Público
“Demos início a abertura da CPI do Transporte Público. Uma pauta polêmica, mas necessária. Tivemos barreira para abrir. Temos que dar transparência à população e tirar dúvidas. Se está tudo certo, ok. Se há indícios, que possa ser investigado!”

Saúde Financeira do Município
“Como agente político, temos que ajudar a manter as contas em dia. Hoje o município está com a saúde financeira precária, inclusive com dificuldades de pagar o 13° salário! Estamos debatendo com os setores da sociedade no sentido de em conjunto encontramos as soluções”.

Expectativa para 2024
Em um ano eleitoral, João espera por dias agitados. “O desafio é ainda maior. Muitas decisões serão tomadas no âmbito municipal e eu espero que seja um ano que apareçam lideranças com paixão e compromisso por Foz e que a população participe deste processo para que possamos ter o melhor.” Apaixonado pela cidade, o presidente destaca os pontos positivos do município fronteiriço: “Uma cidade turística, mas que é logística. Temos oportunidade de gerar empregos em indústrias, de melhorar a questão de liberação de cargas. Hoje Foz é apenas um corredor. Por isso precisamos de políticos comprometidos e com visão macro de nosso município!”

Propósito
Animado com a equipe, João elogia o o time de servidores do Legislativo Iguaçuense: “Não hesito em dizer que a equipe de trabalho da Câmara Municipal é a melhor do país.”. Além disso, ele ressalta o sentimento desta passagem pela presidência da Casa de Leis:“ Está sendo uma experiência maravilhosa. Tenho uma missão e o que eu puder colaborar, farei. Se a gente não fazer a diferença, estaremos iludindo a esperança do povo. Quanto mais Foz adiante, é melhor”, conclui.

João Arce de Morales foi eleito vereador no ano de 2020 pelo União Brasil. Assumiu o cargo em 2021 e desde janeiro de 2023 é o Presidente da Câmara, escolhido pela maioria dos vereadores. Para acompanhar mais do trabalho, acompanhe-o nas redes sociais: https://www.instagram.com/joaomoralees/