25 de fevereiro de 2024

Prefeitura de Foz realiza nova mobilização de limpeza na região Leste

Moradores dos bairros Morumbi III, Jardim Europa e Portal da Foz foram convocados a contribuir com as ações de limpeza e denúncias

Prefeitura de Foz realiza nova mobilização de limpeza na região Leste

As equipes da Prefeitura de Foz do Iguaçu iniciaram a sexta-feira (31) em mais uma missão contra a dengue. Cerca de 100 pessoas, entre servidores, agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses e soldados do Exército Brasileiro, voltaram às ruas da região Leste para sensibilizar moradores e remover criadouros do mosquito.

O prefeito Chico Brasileiro acompanhou a ação. Os participantes se dividiram em grupos para percorrer os 60 quarteirões dos bairros Morumbi III, Jardim Europa e Portal da Foz. Em todas as residências foram entregues sacos de lixo e um informativo sobre como encontrar locais de risco, além de orientações para que os moradores busquem Unidades Básicas de Saúde caso apresentem sintomas.

Roseli da Silva abriu a portas de casa para receber os servidores e elogiou o trabalho realizado no bairro. Ela destaca que os vizinhos estão unidos para eliminar focos da doença.

“Eu moro em Foz há mais de 40 anos e nunca vi uma situação tão grave quanto essa. Quanto mais trabalhos assim a Prefeitura realizar, melhor será para todos nós. Faço de tudo para manter a minha casa limpa e a minha família protegida, por isso nos juntamos para que toda a vizinhança fique livre dessa doença terrível”, contou.

Ação integrada

A ação foi coordenada pelo Centro de Controle de Zoonoses e Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade. As secretarias de Obras e de Meio Ambiente cederam maquinários e caçambas para recolher os resíduos, assim como o exército que disponibilizou um caminhão para a retirada de entulhos.

O prefeito Chico Brasileiro orientou as equipes, reforçando a necessidade das mobilizações para envolver os moradores e garantir a efetividade na limpeza dos terrenos

“Sabemos que não será possível vencer essa doença sem o apoio da comunidade. O trabalho que está sendo realizado aqui e em outras regiões da cidade precisa dessa parceria, para que elas percebam a gravidade da doença. Queremos atitude dessas pessoas para mudar essa realidade”, garantiu o prefeito.

Denúncias e cuidados

Francisco Pereira também fez questão de receber os agentes de endemias com atenção. Para ele, evitar a doença se tornou uma missão ainda mais importante após já ter sofrido com a dengue hemorrágica há alguns anos.

“Precisei ficar 12 dias internado, me sentindo muito mal. Faço o possível para evitar esse sofrimento outra vez, então no que eu puder ajudar, com certeza estarei disponível”, disse.

O prefeito Chico Brasileiro ressaltou a importância das denúncias para que os órgãos responsáveis façam as autuações e monitorem as limpezas. Os iguaçuenses podem informar os casos irregulares por meio do app eOuve e telefone 156.

“Temos uma central que capta todas essas denúncias e cria protocolos de atendimento. Estamos em epidemia, então todos esses casos estão sendo tratados como prioridade”, completou Chico Brasileiro.

 

Foto: Thiago Dutra/PMFI.