22 de fevereiro de 2024

Prefeitura de Foz do Iguaçu amplia oferta do período integral nas escolas

Prefeitura de Foz do Iguaçu amplia oferta do período integral nas escolas

A Prefeitura de Foz do Iguaçu, através da Secretaria Municipal da Educação, vai ampliar a oferta do período integral nas unidades de ensino da rede pública para ano letivo de 2024.

Além das escolas Parigot de Souza, Jardim Naipi e Gabriela Mistral, que já atendem nesta modalidade, a Escola Municipal Érico Veríssimo, no Jardim São Paulo, iniciará o atendimento integral para 745 alunos matriculados nas turmas de 1º ao 5º ano.

A Érico Veríssimo, que funciona ao lado do Centro de Convivência, já mantinha atividades de contra turno em 2023, o que facilitou a implantação do período 100% integral neste ano.

“Tínhamos sete turmas com jornada ampliada nesta escola, possibilitando o atendimento no contra turno para 470 crianças. Agora vamos conseguir ampliar este atendimento para mais de 700 alunos com uma série de atividades”, comentou a secretária da educação, Maria Justina da Silva.

As aulas na Rede Municipal de Ensino iniciam no dia 06 de fevereiro. Os alunos das escolas de período integral passarão por um período de acolhimento e adaptação em jornada parcial nas duas primeiras semanas, iniciando o integral no dia 19 de fevereiro.

Jornada ampliada

O atendimento em jornada ampliada – com atividades de contra turno –  também foi estendido para novas escolas. Serão dez unidades ofertando esta modalidade. Além da Cândido Portinari, Cecília Meireles e João XXIII, passam a ofertar este atendimento às escolas Ademar Marques Curvo, Arnaldo Isidoro de Lima; Augusto Werner; Emílio de Menezes; Irio Manganelli, João Adão da Silva e Osvaldo Cruz.

“Serão, ao todo, 14 unidades de ensino em período integral e com jornada ampliada, uma grande conquista para a educação pública de Foz do Iguaçu. É um projeto que amplia as possibilidades de conhecimento das crianças, auxilia as famílias e contribui para que tenhamos uma sociedade melhor”, afirma o prefeito Chico Brasileiro.

Além das atividades pedagógicas da grade curricular, as escolas de período integral e com jornada ampliada ofertam aulas de inglês, espanhol, robótica, ballet, teatro, dança, capoeira, leitura e contação de histórias, violão, musicalização, recreação, jogos matemáticos, judô e artesanato. Os alunos também recebem três refeições por dia, sendo café da manhã, almoço e jantar.

O ensino em período integral atende a meta 6 do Plano Nacional de Educação e também está previsto no  Plano Municipal de Educação.