17 de abril de 2024

Polícia Federal deflagra operação Cannabis Express

Polícia Federal deflagra operação Cannabis Express

A Polícia Federal – PF deflagrou, na data de hoje, 29/11/2023, a Operação Cannabis Express, para desarticular grupo criminoso especializado no tráfico internacional de drogas e contrabando de cigarros.
Cerca de 21 (vinte e um) policiais federais cumpriram 5 (cinco) mandados de busca e apreensão na cidade de Santa Helena/PR, nas localidades de São Clemente e Vila Celeste.
A investigação foi iniciada em novembro de 2019, a partir de apreensão de aproximadamente 168 (cento e sessenta e oito) kg de maconha remetidos desta região de fronteira para a cidade de Joinville/SC, por meio de empresa transportadora.

Durante a investigação, verificou-se que o grupo criminoso internalizaria os ilícitos através do Lago de Itaipu em portos clandestinos na região de Santa Helena/PR e estaria relacionado com outras ocorrências de tráfico internacional de drogas e também de contrabando de cigarros.

Nessas ocorrências, foram presos 3 (três) indivíduos e apreendidos cigarros contrabandeados, cerca de 300 (trezentos) kg de maconha e 3 (três) veículos utilizados para o transporte dos ilícitos.
Os investigados supostamente cometeram os crimes de tráfico internacional de drogas e de associação para o tráfico internacional, bem como de contrabando. Se condenados, poderão receber penas de até 46 (quarenta e seis) anos de prisão.

O nome da operação faz referência ao modo utilizado, pelo grupo criminoso, de envio de maconha por meio de empresas transportadoras.

Comunicação Social da Polícia Federal em Foz do Iguaçu/PR