25 de fevereiro de 2024

PF deflagra Operação “Apeatã” com o objetivo de desmantelar célula de facção criminosa

PF deflagra Operação “Apeatã” com o objetivo de desmantelar célula de facção criminosa

A Polícia Federal, com o apoio da Agência de Inteligência do 5º do Comando Regional da Polícia Militar do Paraná, deflagrou na manhã desta sexta-feira (01) a Operação Apeatã, com o objetivo de desmantelar célula da Organização Criminosa Primeiro Comando da Capital – PCC enraizada em Cafelândia, responsável pela prática de diversos homicídios e pelo comando do tráfico de drogas local.

O grupo criminoso elevou significativamente o índice de homicídios cometidos em Cafelândia, tornando-o próximo dos índices encontrados nas cidades mais violentas do País (60,7 mortes por 100 mil habitantes).

Cerca de 60 policiais federais, com apoio da PM/PR, cumprem 3 mandados de prisão preventiva e outros 8 mandados de busca e apreensão, sendo 7 em Cafelândia/PR e 1 em Foz do Iguaçu/PR.

Restou demonstrado que, além da prática de homicídios, os criminosos costumavam infligir castigos e torturas àqueles que contrariavam os interesses da facção. Também se apurou que seus familiares costumavam alertá-los acerca da presença de integrantes das forças de segurança pública na região.