29 de fevereiro de 2024

Pessoas com sintomas de dengue devem procurar o Poliambulatório no final de semana

Unidade do Porto Meira atenderá os casos suspeitos; UPAs estão dedicadas a assistir os casos mais graves

Pessoas com sintomas de dengue devem procurar o Poliambulatório no final de semana

A Secretaria Municipal de Saúde orienta as pessoas com sintomas de dengue – dor de cabeça, dores nas articulações, febre e manchas vermelhas no corpo – que, durante o final de semana, busquem o Poliambulatório do Porto Meira para atendimento.

No sábado e domingo, quando as unidades básicas de saúde estarão fechadas, o Poliambulatório dará assistência aos casos menos graves – dengue tipo A e tipo B, enquanto as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estarão voltadas aos pacientes mais graves e também outros casos de urgência e emergência.

“Reforçamos as equipes para prestar esse primeiro atendimento no Poliambulatório. Caso o paciente seja diagnosticado como sendo de maior risco, será encaminhado para as UPAs ou para unidade hospitalar”, destacou a secretária municipal de Saúde, Rose Meri da Rosa.

Mudança no fluxo

Diante da epidemia da doença, que tem quase 22 mil casos notificados no ano epidemiológico 2022/2023, a Secretaria Municipal de Saúde tem feito esforços para garantir o atendimento a toda população e desafogar as UPAs.

Desde quarta-feira (29), as 29 Unidades Básicas de Saúde estão atendendo, além da demanda espontânea dos pacientes com suspeita da doença, os pacientes com dengue tipo B – que precisam de acompanhamento diário, com exames e hidratação, mas não necessitam de internamento.

Nesta semana, também foi anunciado um convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura para a abertura de 50 leitos para casos mais graves de dengue, no Hospital Cataratas.