30 de maio de 2024

Pesquisa sobre hábitos e percepções do turismo no Estado encerra em 31 de maio

04/2019 - Foz do Iguaçu - Cataratas Foto: José Fernando Ogura/ANPr

Pelo segundo ano consecutivo, o Governo do Paraná quer saber a opinião da população sobre o turismo no Estado. As perguntas da pesquisa foram elaboradas pela Secretaria do Turismo para conhecer as sugestões, experiências e percepções dos paranaenses. Os dados também servem para identificar os principais destinos e hábitos de consumo de viagens. O questionário online leva, no máximo, cinco minutos para ser respondido e fica disponível até 31 de maio. Para participar clique AQUI.

Até o momento, a pasta estadual já recebeu 1.586 respostas válidas, ou seja, questionários que são preenchidos completamente até o final. O número quase atinge o total do ano passado, quando 1.880 pessoas participaram.

A pesquisa pode ser respondida por moradores de todos os 399 municípios do Paraná. “O objetivo é identificar quais são os hábitos de comportamento e consumo da população, como uma forma de entender o que os moradores pensam sobre os atrativos estaduais, quais suas pretensões ao viajar pelo Estado e qual a expectativa sobre o fluxo de turistas nos seus municípios”, destacou o secretário do Turismo, Márcio Nunes.

EXPECTATIVA – A participação popular é muito importante para que o Governo do Estado possa entender as principais demandas de quem vive no Paraná e deseja viajar, seja a lazer ou a negócios. Os dados deste levantamento se somarão aos já divulgados na primeira edição, realizada no ano passado.

A pesquisa feita em 2023 destacou, por exemplo, que 37,8% dos participantes fizeram entre duas e quatro viagens no ano de 2022 e 28% viajaram pelo menos uma vez durante o período. Também são levados em conta os principais destinos, meios de locomoção e hospedagem, a fim de entender as necessidades de mercado.

Os resultados da pesquisa feita no ano passado podem ser consultados AQUI.

MAIS DADOS – A Secretaria do Turismo também protagoniza outros levantamentos para entender melhor o perfil dos viajantes. Além deste, que objetiva identificar os hábitos de consumo dos moradores do Paraná, a pasta faz uma busca ativa de turistas que frequentam o Litoral e as praias de água doce durante a alta temporada de verão.

Sondagem de Opinião foi realizada com 1.876 pessoas nas praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, no Litoral, e em Porto Rico e Porto São José, no Noroeste do Estado. O objetivo foi mapear o perfil e as percepções dos turistas (que dormem ao menos uma noite no local) e visitantes do Paraná.

Já a pesquisa Demanda Turística do Litoral do Paraná 2024 abordou 2.419 pessoas com entrevistas feitas, exclusivamente, nos “portões” do Litoral, ou seja, nas rodovias, terminais rodoviários, ferroviários e náuticos, abrangendo Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Antonina, Morretes, Quatro Barras (no Portal de Graciosa) e Paranaguá. O objetivo foi identificar o perfil e a satisfação dos visitantes, além de mensurar o fluxo e os gastos gerados pela atividade na região.