22 de dezembro de 2024

Perimetral Leste de Foz do Iguaçu tem primeiro trecho pavimentado

Novo acesso ao Marco das Três Fronteiras será liberado ao tráfego em breve, após receber sinalização horizontal. Antigo acesso será bloqueado, permitindo avançar nas obras da aduana Brasil – Paraguai.

pavimentacao_acesso_ao_marco_das_tres_fronteiras_03

Perimetral Leste de Foz do Iguaçu tem primeiro segmento pavimentado - Pavimentação ao Marcos das Três fronteiras

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), pavimentou o primeiro trecho da nova Rodovia Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, na região Oeste. Trata-se do novo acesso ao Marco das Três Fronteiras, iniciando no novo viaduto da Avenida General Meira e seguindo até o estacionamento do ponto turístico, em uma extensão de cerca de 600 metros em pista simples.

Após receber sinalização horizontal, o trecho será liberado para o tráfego de veículos, o que deve acontecer em breve.

Com isso, será interrompido o tráfego de veículos pelo acesso atual para continuidade dos serviços de terraplenagem da nova aduana Brasil – Paraguai. A nova aduana vai ocupar o espaço antes utilizado pela via de acesso ao marco. O trajeto vai ficar somente 400 metros mais extenso em relação ao atual.

A rodovia de acesso, conhecida como Perimetral Leste, terá uma extensão de 15 quilômetros e contornará a cidade, desde a BR-277 até a Ponte da Integração Brasil – Paraguai, além de facilitar o acesso à Ponte Tancredo Neves, na fronteira com Puerto Iguazú, na Argentina. A iniciativa é resultado de parceria do governo federal, que contratou o empreendimento, Itaipu Binacional, que entra com os recursos de R$ 104 milhões, e o Governo do Paraná, por meio SEIL, sendo o DER/PR, responsável pela administração e fiscalização do andamento das obras da nova rodovia.

A obra terá, no total, seis viadutos, três deles já com as estruturas prontas, próximo à ponte, e um em andamento, no entroncamento com a BR-277. Os outros dois devem ser iniciados em breve – eles foram incluídos na obra além do escopo original e já estão aprovados pelo governo federal e a Itaipu. Também serão construídas duas novas aduanas da Receita Federal, cujas estruturas também tiveram projeto expandido além do original, igualmente já aprovados.

FRENTES DE TRABALHO – A obra atingiu 22,66% de execução em junho. Uma frente de trabalho atua na implantação de novo viaduto na BR-277, que futuramente permitirá o acesso à rodovia. Também foram finalizadas três das quatro vigas travessas, necessárias para o lançamento das vigas longarinas, que irão compor o tabuleiro da rodovia passando por cima da estrada federal. Estas já estão prontas no pátio de vigas da obra.

E próximo ao novo viaduto, no entroncamento com a BR-469, avançaram os trabalhos nos dispositivos de drenagem de águas subterrâneas, com a construção do canal de pedra argamassada atingindo 53% de conclusão. No local foram realizadas detonações de rochas subterrâneas há algumas semanas, garantindo o avanço dos serviços de drenagem e, em breve, a liberação de serviços de terraplenagem.