7 de outubro de 2024

Paulo reforça propostas para impulsionar o turismo de Foz do Iguaçu

Neste 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo, o candidato da Coligação Viva Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald, anunciou uma série de ações para fortalecer o setor, principal fonte de economia da cidade. Disse que, além da promoção do destino, atração de eventos e apoio ao empresariado e às classes que atuam no turismo, deixará a cidade sempre limpa e arborizada, com ruas sem buracos e trânsito rápido e seguro para melhorar o fluxo: “É lamentável o estado de abandono da nossa cidade em todos os setores. Vamos investir mais para melhorar a qualidade de vida dos moradores e turistas que nos visitam”.
Paulo vai investir em divulgação, incentivar o setor de eventos, fortalecer a gastronomia e fomentar pequenas indústrias de artesanato, alimentos e startups.

Uma das medidas é dotar a cidade de toda a infraestrutura necessária para ampliar a captação de eventos, sejam corporativos, científicos, tecnológicos, turísticos, esportivos ou religiosos. O candidato também defende a atualização de normas em defesa das classes que atuam no setor como guias de turismo, receptivos e trabalhadores do transporte turístico.

Miami brasileira e turismo de compras
Um dos principais pontos do projeto de Paulo é transformar Foz do Iguaçu em um polo turístico de destaque, comparando o potencial da cidade ao sucesso internacional de Miami.

“Com essas ações, em parceria com Itaipu e a iniciativa privada, não haverá mais baixa temporada. Vamos explorar ao máximo o nosso potencial turístico”, disse o candidato, destacando a oportunidade de tornar a cidade referência nacional.

Paulo também acredita que o turismo de compras na Tríplice Fronteira, especialmente com o Paraguai, é uma grande oportunidade a ser explorada. “Milhares de brasileiros viajam até Miami em busca de eletrônicos e outros produtos. Temos condições de atrair esse público para cá, se soubermos otimizar nossa infraestrutura e agilizar os processos alfandegários”, afirmou.

Segundo o candidato, já há diálogo com a Câmara de Comércio de Ciudad del Este, cujas lideranças se mostraram entusiasmadas com as propostas. A iniciativa inclui parcerias para melhorar o fluxo de trânsito entre os países e reduzir as longas filas nas alfândegas, que chegam a desmotivar muitos turistas. “Vamos formalizar parcerias da Prefeitura com a Receita Federal e o Ministério da Agricultura para agilizar o desembaraço de mercadorias e a entrada de turistas”, concluiu Paulo Mac Donald.

Ações estratégicas
Foz do Iguaçu é um dos destinos mais visitados do Brasil e o turismo é uma de suas principais atividades econômicas, gerando 40% dos postos de trabalho formal no município. Investir e atender as demandas estratégicas do setor é uma prioridade da coligação “Viva Foz do Iguaçu!”

O pano de governo prevê: Modernizar o órgão oficial do Turismo do município, repensando sua estrutura para atender as necessidades estratégicas de longo prazo do setor; Elaborar o Plano Municipal do Turismo (PLANTUR) 2025-2030 e ampliar os recursos para o setor; Revisar a legislação turística, principalmente a Lei de Transporte Turístico de Superfície, a Lei dos Guias de Turismo e a Lei do Transporte por Aplicativo; Fortalecer a gestão integrada do turismo e o Conselho Municipal do Turismo; Elaborar e executar o Plano Estratégico de Marketing Turístico, desenvolvendo campanhas de publicidade para promover uma nova imagem, uma nova marca e o reposicionamento estratégico do destino nos principais mercados emissores de turistas para Foz do Iguaçu;


Reestruturar o trabalho de captação de voos, assumindo a liderança da negociação as companhias aéreas para melhorar a conectividade aérea nacional e internacional; Investir na infraestrutura turística, incluindo sinalização, transporte e acessibilidade; Criar eventos de projeção nacional e internacional, transformando Foz do Iguaçu em um polo referencial nos vários setores das áreas culturais, científicas, desportiva, tecnológica e gastronomia; Construir um magnífico e monumental portal turístico na BR 277, retratando a peculiaridade da nossa cidade;


Fortalecer os eventos já existentes como Cataratas Day, Meia maratona das Cataratas e Festival do Turismo; Articular as autoridades públicas e a sociedade civil organizada para ampliar a cota de compras na fronteira de USD 500,00 para USD 1.000,00; Articular as autoridades públicas e a sociedade civil organizada para afastar as aduadas na faixa de fronteira, facilitando a circulação de pessoas e mercadorias; Revisar e incentivar a manutenção do Observatório de Economia e Turismo; Manter o inventário de oferta turística atualizado e o monitoramento, por meio de pesquisa, do perfil do visitante, da satisfação do turista e o impacto econômico do turismo no município, em conjunto com a iniciativa privada.