29 de fevereiro de 2024

Parque Nacional do Iguaçu vai iniciar recadastramento de operadoras de turismo local

Parque Nacional do Iguaçu vai iniciar recadastramento de operadoras de turismo local

A concessionária Urbia Cataratas S.A., responsável pela gestão turística do Parque Nacional do Iguaçu, juntamente com o ICMBio, órgão que administra a unidade de conservação, iniciará, na próxima sexta-feira, 1.º de dezembro, o recadastramento de todos os operadores de turismo local que acessam a unidade de conservação federal.

O cadastro de operadores será permitido exclusivamente para pessoas jurídicas ou físicas situadas no município de Foz do Iguaçu, conforme definição do Plano de Manejo do Parque Nacional do Iguaçu. São classificados como operadores: agências de turismo, guias turísticos, taxistas e/ou transportadores turísticos com a finalidade de serviço comercial de transporte terrestre de passageiros para fins turísticos no Parque Nacional do Iguaçu.

Primeira fase – O recadastramento será 100% online pelo link: https://operadores.catarataspni.com.br. Todo o suporte e atendimento serão realizados pelo WhatsApp exclusivo para cadastro de operadores: (45) 3521-4404 ou pelo e-mail: cadastro.operadores@catarataspni.com.br.

Segunda fase – Após a checagem de todas as informações, os operadores que preencherem todos os requisitos para o recadastro receberão informações, no e-mail ou WhatsApp, para acessar a plataforma de treinamento online, que oferecerá documentos e vídeos. O conteúdo do treinamento englobará: conduta profissional, normas, instruções, regulamentações, sustentabilidade, informações da unidade de conservação e boas práticas.

A capacitação estará disponível entre 1.º e 31 de março de 2024. O cumprimento de todas as tarefas será obrigatório para o cadastramento definitivo. A exigência faz parte das obrigações da concessionária Urbia Cataratas com os profissionais locais do turismo, conforme o Contrato de Concessão 001/2022, definidas pelo ICMBio, órgão federal responsável pela administração do parque.

Crédito Imagem: Wemerson/ Urbia Cataratas