Para cada paciente, um tipo de refeição: a rotina complexa de uma cozinha hospitalar
A cada paciente internado, uma nova dieta é prescrita pela equipe médica. Para toda refeição, ingredientes que vão além dos alimentos, como cuidado, carinho e amor. Já se foi o tempo em que a “comida de hospital” era ruim e sem gosto. No Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), uma grande equipe trabalha para oferecer aos pacientes um cardápio variado buscando satisfazer a todos os paladares.
A cozinha do HMCC é responsável pelo preparo e distribuição de mais de 60 mil refeições por mês. Esse volume é distribuído entre pacientes internados, acompanhantes, colaboradores, médicos e terceirizados. Só no mês de julho de 2024, cerca de 18 mil refeições foram servidas a pessoas em tratamento, entre desjejum, almoço, lanche, jantar e ceia.
A Divisão de Nutrição de Dietética atua sob a responsabilidade da nutricionista Eridan Berté. Ao lado dela, uma equipe de nutricionistas, cozinheiros, chef de cozinha, auxiliares, copeiros e almoxarifes, selecionam cuidadosamente os fornecedores e alimentos e preparam as refeições. “Nós trabalhamos com um cardápio quinzenal, variando 40 tipos de dietas padronizadas, que diferem na sua consistência e composição nutricional, para atender as diversas prescrições no hospital”, explicou Eridan. “Ainda assim, ajustes podem ser feitos para atender um desejo ou uma outra restrição alimentar”, complementa.
Com os diversos desafios impostos pela dietoterapia, cabe à equipe o cuidado para que tudo ocorra bem. Amanda de Souza Bueno, cozinheira, trabalha no HMCC há um ano e nove meses e sabe que o seu trabalho faz a diferença para o tratamento dos pacientes. “Fazemos tudo com muito cuidado e zelo para cada um, em cada dieta. Então o paciente que tem dificuldades, vamos adaptando e oferecendo uma alimentação adequada, e o coração enche de alegria quando vemos a evolução, saindo de uma dieta pastosa, para uma refeição mais completa”, contou.
Além disso, a equipe também está sempre preocupada com a humanização do atendimento. Em datas comemorativas, como Dia das Mães e dos Pais, os pacientes recebem mimos, assim como um bolo no aniversário, caso comemorem enquanto estão internados. Há ainda situações em que crianças pedem alguma comida diferenciada ou pacientes em cuidado paliativo. “Nós preparamos tudo com muito carinho, pensando na dieta do paciente, mas também atendendo os pedidos que, dê alguma forma, contribuirão para o tratamento”, disse a nutricionista Eridan.
Treinamentos constantes
Para atender os Protocolos de Segurança do Paciente e as normas técnicas, os profissionais da cozinha do Hospital Costa Cavalcanti passam por cursos e treinamentos constantes, desde manipulação a novos pratos. O cuidado começa ainda na escolha dos alimentos e termina somente após a retirada da bandeja no quarto do paciente. Futuramente, a equipe pretende aderir mais ao natural, com preparo de produtos para pequenos lanches elaborados na unidade, substituindo produtos industrializados.