18 de setembro de 2024

Os cuidados especiais com os felinos

Hoje no Clube do Pet os assuntos foram felinos e o seu comprotamento. Recebemos Thaila Soares especializanda em gatos. Por terem comprotamento diferente dos cães, muitas vezes, os cuidados são deixados em segundo plano por causa de muitos mitos atrelados aos felinos: acreditar que são totalmente independentes e “se viram” nas ruas, que sempre caem em pé, que não precisam de proteção anti-pulga por morar em ambientes fechados, que castrar é maldade e engorda… E, se estes são mitos que atrapalham o bem estar e segurança dos felinos, o que precisamos prestar atenção para que fiquem bem e seguros? Diz Thaila.

Segundo ela, muitas vezes, como estão em um ambiente seguro e fechado, nós humanos esquecemos que gatinhos também podem adoecer por doenças que nós carregamos para casa. É importante ter a carteirinha de vacinação do seu felino em dia, consulte sempre o veterinário e não esqueça de renovar as doses.

Thaila Soares participou do programa Clube do Pet

Outro detalhe segundo Thaila é fato dos felinos serem extremamente ágeis e não costumam cair, mas o mito do “gato sempre cai em pé” ou a lenda de ter 7 vidas não são verdade, e essa crença coloca a vida de muitos peludinhos em perigo. Mesmo com excelente equilíbrio um gato pode se assustar com um escapamento de moto, ou uma batida de porta, e escorregar no batente de uma janela. É função do tutor manter o gatinho em um ambiente seguro.

Assim como os cães, os gatinhos machos e fêmeas podem ter problemas de saúde relacionados aos órgãos reprodutivos com o tempo. A indicação de muitos especialistas é fazer a castração assim que possível – após um resguardo de alguns meses (geralmente 6) e fora da época do cio para evitar sangramentos. Thaila recomenda sempre a busca pro um profissional veterinário para a solução de todas as dúvidas.


Clube do Pet, todas as quartas-feiras às 11 horas da manhã na Rádio Clube.